24.2 C
São Gonçalo
terça-feira, maio 21, 2024
Foto: Divulgação

A cidade de Maricá está perto de alcançar a tão sonhada marca de ter todas as crianças em idade escolar matriculadas em uma unidade de ensino. Esse é o objetivo do eixo “Nenhuma Criança Fora da Escola”, do programa “Chegou a Sua Vez”, realizado pela Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Dos 718 domicílios que apresentavam uma ou mais crianças fora da escola, 546 residências já estão com seus filhos matriculados na rede municipal de ensino. Neste momento, 95 casas seguem em busca ativa pela equipe de campo. Elas foram visitadas em diferentes horários, inclusive em fins de semana, mas não havia ninguém. É possível que os moradores tenham mudado. Nas outras 77 moradias, foi confirmado que as famílias não moram mais em Maricá, de acordo com bases oficiais.

Esse levantamento só foi possível com o esforço conjunto do IDR com as secretarias de Educação e Assistência Social. Uma vez identificadas, essas famílias são encaminhadas para os serviços e começam a receber atendimento do arcabouço de proteção do município.

Com o número total de casas onde havia crianças fora da escola, a Secretaria de Educação prontamente viabilizou um sistema de pré-matrícula, possibilitando que os agentes de campo do IDR pudessem agilizar esta etapa de inserção dos alunos na rede. Em seguida, equipes da secretaria efetuaram a matrícula.

“A gente sabe que a transformação de uma sociedade está diretamente relacionada à educação. Incentivar, cuidar das pessoas e trazer esse pertencimento faz com que Maricá seja referência com tantas políticas públicas que promovem mudança de verdade”, destaca o prefeito Fabiano Horta.

O presidente do IDR, Romário Galvão, explica que um intenso trabalho de visita domiciliar foi necessário para inserir essas crianças nas escolas. “O esforço das equipes do IDR foi fundamental para a gente alcançar essa marca. Foram inúmeras visitas dos agentes de campo.”

Galvão ressalta ainda que a parceria da Secretaria de Educação foi crucial para o sucesso desse esforço. “A gente precisava que a equipe da secretaria mergulhasse nessa importante missão para garantir que essas crianças fossem inseridas na rede municipal. E eles abraçaram a causa”, conclui.

A secretária de Educação, Adriana Costa, celebra o importante passo que essa iniciativa representa para a cidade. “A gente entende que a transformação desse trabalho tem o poder de alcançar não apenas a criança, mas os familiares. Entender o impacto que tem na vida desses cidadãos traz para nós a urgência de tê-los dentro da escola”, enfatiza.

Programa combate a pobreza

O “Chegou a Sua Vez” é o maior movimento de combate à extrema pobreza na cidade de Maricá. A iniciativa tem como objetivo identificar as famílias em situação de vulnerabilidade social e encaminhá-las aos serviços existentes na cidade.

O projeto possui três etapas principais: busca ativa, onde agentes de pesquisa aplicam questionário; ação integrada, em que os familiares identificados como vulneráveis recebem atendimento dos órgãos municipais; e monitoramento, que é a fase em que essas famílias são visitadas novamente para saber se foi superada a condição de extrema pobreza.

O eixo “Nenhuma Criança Fora da Escola” elenca os principais pontos relacionados à evasão escolar e promove um esforço conjunto para ir até as famílias maricaenses que possuem crianças fora da escola.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress