20.4 C
São Gonçalo
segunda-feira, julho 15, 2024

Maricá está de prontidão devido à previsão de chuva moderada a forte neste fim de semana

A Prefeitura de Maricá segue com todas as equipes de pronta-resposta mobilizadas devido à previsão de chuva de moderada a forte para este fim de semana (20 e 21/01). Na última sexta-feira (19/01), houve registro de chuva moderada a forte em alguns pontos da cidade e a Secretaria de Proteção e Defesa Civil atuou em vistorias e em ocorrências de queda de árvore e decl auxílio moradores de Itaipuaçu, que tiveram casas alagadas, e foram levados para o ponto de apoio do Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Leonel Brizola, em Itaipuaçu. O prefeito Fabiano Horta está em alerta e orienta os trabalhos junto aos órgãos do município.

Equipes, estrutura, e monitoramento

O Centro de Operações de Maricá e a Secretaria de Proteção e Defesa Civil seguem fazendo o monitoramento 24 horas de toda a cidade e a integração com os demais órgãos do município.

Ao todo, 120 agentes da Defesa Civil estão prontos para entrar em ação em caso de ocorrências, com apoio de nove embarcações, três motores de poupa e seis picapes 4×4. O serviço de meteorologia também funciona 24 horas realizando os informes e boletins, podendo fazer a mudança de estágio a qualquer momento. Além disso, três ônibus estão disponíveis para auxiliar as equipes da Defesa Civil.

Em caso de emergência, as equipes da Defesa Civil podem ser acionadas 24h pelo telefone whatsapp (21) 98294-3235 ou no número 199.

Equipes da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar) também estão de prontidão para atuar em situação de emergência, com apoio de moto bomba, máquinas e caminhões. A Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) atuará com máquinas de vacol e motobomba.

Agentes do Corpo de Bombeiros, Secretaria de Ordem Pública e Gabinete de Gestão Institucional (Seop) e Guarda Municipal estão prontos com equipes para atuar. A Secretaria de Assistência Social prestará todo o apoio necessário a pessoas que necessitarem se abrigar nos pontos de apoio da prefeitura.

Equipes da Secretaria de Iluminação Pública fizeram vistoria das sirenes, e a Empresa Pública de Transportes (EPT) vai atuar com apoio de ônibus e caminhão reboque. A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento  fará o resgate de animais de grande porte, e Secretaria de Proteção Animal atuará nos casos de animais de pequeno porte.

Fazem parte do grupo a Secretaria de Cidade Sustentável em apoio no corte de árvores, Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária (Sectran) no apoio na interdição e sinalização das vias; o Comando de Policiamento Rodoviário (CPRv), auxiliando na rodovia Amaral Peixoto (RJ-106); a Secretaria de Educação, viabilizando as escolas da rede pública municipal como pontos de apoio; a Secretaria de Comunicação, divulgando as informações institucionais; a Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos, no apoio aos desabrigados.

A força-tarefa é formada ainda pela Secretaria de Administração, no apoio de abastecimento da frota, aeroporto de Maricá, Secretaria de Saúde, Gabinete de Segurança Institucional e a empresa Águas do Rio.

Central de Atendimento da Somar

As equipes da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar) também estão de prontidão para agir em caso de necessidade. Devido à previsão de chuva, a Central de Atendimento da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar) vai funcionar, excepcionalmente, neste fim de semana, das 8h às 17h. O número 0800 2020 053 está disponível para receber solicitações de desobstrução de ruas, retirada de árvores caídas e coleta de resíduos.

Previsão do tempo

Áreas de instabilidade geradas devido ao calor e umidade junto à aproximação e deslocamento de uma frente fria pelo oceano influenciam as condições de tempo no município de Maricá. Neste sábado (20/01), o céu estará parcialmente nublado a encoberto, com previsão de pancadas de chuva, com raios, desde o período da tarde até a madrugada de domingo. Os ventos estarão com intensidade fraca a moderada, com rajadas. A temperatura mínima prevista é de 23°C e a máxima é de 34°C. A umidade relativa do ar variará entre 65% e 100%.

No domingo (21/01), devido à passagem da frente fria pelo oceano, o céu estará nublado a encoberto com previsão de pancadas de chuva, com raios, no período da madrugada e com chuva moderada a ocasionalmente forte, a partir do período da manhã, na cidade. Ressalta-se a previsão de acumulados significativos de chuva para domingo no município. A temperatura mínima prevista é de 23 º C e máxima de 28º C. As temperaturas ficarão amenas nos próximos dias, ainda com previsão de rajadas de vento no domingo (21/01) e segunda-feira (22/01).

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress