25.9 C
São Gonçalo
quinta-feira, abril 18, 2024

Maricá: Comitiva da República do Congo encerra visita na cidade

Grupo esteve na aldeia indígena Mata Verde Bonita, onde conheceu a escola da comunidade

Leia Mais

A passagem por Maricá da comitiva da República do Congo terminou nesta quinta-feira (14/03) com uma visita à aldeia indígena Mata Verde Bonita, em São José de Imbassaí. O grupo foi conhecer a escola Guarani Para Poty Nhe’ Ë, voltada a crianças da comunidade, e também assistiram a uma apresentação com cânticos e danças tradicionais. Em seguida, os congoleses foram ao restaurante popular Mauro Alemão, em Inoã, que oferece refeições a preços mais baixos a pessoas de baixa renda.

Desde a última segunda-feira (11/03), os representantes do governo do país africano circularam por Maricá para conhecer os projetos e iniciativas na área da segurança alimentar que estão em andamento na cidade. A primeira agenda no município foi uma apresentação na Universidade Vassouras, no Flamengo, onde foi mostrado o projeto “Fortalecimento do acesso de agricultores familiares da República do Congo a mercados locais através da Cooperação Sul-Sul”, financiado pelo Fundo IBSA (uma cooperação entre Brasil, Índia e África do Sul).

Nos dias seguintes a comitiva visitou a fábrica de desidratados da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Escola Municipal Benvindo Taques Horta, o Centro Educacional Municipal Joana Benedicta Rangel, a Fazenda Pública Joaquin Piñero e a Praça Agroecológica de Araçatiba, finalizando com a escola indígena e restaurante municipal.

Para o subsecretário de Educação de Maricá, Maxwell Guerra Santos, os últimos dias acompanhando a visita do grupo congolês foram muito proveitosos. Segundo ele, foi possível demonstrar todos os mecanismos de combate à fome, desnutrição e, mais importante, como o governo conseguiu manter o equilíbrio alimentar e nutricional dos alunos da rede municipal de ensino.

“Também demonstramos como é possível investir 100% dos recursos que recebemos do FNDE em aquisição de alimentos oriundos da Agricultura Familiar beneficiando centenas de famílias em nossa cidade. Temos certeza de que nossos irmãos Congoleses saíram daqui bastante entusiasmados e motivados a replicar em seu país iniciativas como as que nós temos aqui. Para nós fica a certeza de que Maricá não é exemplo somente para o Brasil, mas também para outros países do mundo”, avaliou Maxwell.

A próxima parada da comitiva será em Paraty, na Região da Costa Verde do estado. Além do Fundo IBSA, a visita é uma iniciativa do Programa Mundial de Alimentos da Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias

plugins premium WordPress