29.3 C
São Gonçalo
quarta-feira, fevereiro 21, 2024

Maricá: Biblioteca Municipal recebe exemplares do livro “Darcy Ribeiro de Cá e de Lá”

Doação de obra literária da autora Auritha Tabajara contou a presença de 45 alunos da rede de ensino, além de apresentação de artistas do “Maricá das Artes”

Leia Mais

A Biblioteca Pública Municipal Professora Leonor Leite Bastos de Souza, recebeu nesta terça-feira (13/06) a doação de seis exemplares do livro “Darcy Ribeiro de Cá e de Lá”, da autora Auritha Tabajara, da aldeia Serra dos Cocos, Ipueiras, no Ceará. A entrega contou com a presença de 45 alunos e professores da Escola Municipal Dilza da Silva de Sá Rego, em Ponta Negra, que visitavam o novo espaço, assistindo à apresentação de artistas do projeto “Maricá das Artes”, que levaram música, mímica, contação de história e mágico para animar a visita da criançada.

O livro sobre o antropólogo e educador Darcy Ribeiro foi elaborado a partir de um projeto apresentado pela autora no edital “100 anos de Darcy Ribeiro”, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.  Escrito em forma cordel, o livro fala do nascimento, infância, juventude, feitos e criações de Darcy na vida adulta e, também, após a sua morte, em 1997, quando ele teria virado um ancestral, segundo a autora. A espiritualidade está presente de forma leve e emocionante com ilustrações feitas por Caio Zero, que é artista-educador, quadrinista e ilustrador, e a pesquisa feita pela historiadora e mestranda em antropologia social, Bruna Elia.

Para o secretário de Cultura de Maricá, Leandro Dasilva, poder receber um livro sobre o Darcy Ribeiro para o público de 5 a 11 anos é essencial para a biblioteca. “É importante demais trabalhar o lúdico e ensinar sobre pessoas importantes para a sociedade. Esse livro infanto-juvenil auxiliará no entendimento e no estudo dessas crianças”, disse.

“Pensamos muito e achamos interessante fazer um livro para as crianças e para elas conhecerem esse grande feitor. Estamos doando o livro para todos os municípios do Rio de Janeiro. Maricá tem uma história e um significado muito importante sobre esse grande autor, que foi um antropólogo, historiador, sociólogo, escritor e político brasileiro”, comentou a idealizadora do projeto e produtora executiva, Mariana kapps, lembrando que Darcy morou em Cordeirinho.

Sobre o Espaço do Livro

O espaço fica na Rua Alferes Gomes, no anexo do Cine Henfil, e oferece aproximadamente 13 mil títulos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Entre os volumes, há acervos da literatura nacional e estrangeira, infantil e infanto-juvenil, além de exemplares em braile da Lei de Responsabilidade Fiscal e de livros da Bíblia Sagrada, estes doados pela Sociedade Bíblica do Brasil. Quem quiser ter acesso ao acervo da biblioteca poderá pesquisar acessando o site https://biblioteca.marica.rj.gov.br/Biblivre5/ e se cadastrar para consultas. O empréstimo de livros deverá ser solicitado presencialmente fornecendo apenas RG, CPF e comprovante de residência.

De acordo com a diretora responsável pela biblioteca, Ingrid Guinin, o evento é fundamental para promover a interação com o público local.  “É um momento mágico poder retornar com  eventos desse tipo aqui no espaço do livro. É essencial para a formação e para receber os eventos de caráter cultural, como saraus e contação de histórias”, comentou.

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias