27.9 C
São Gonçalo
quinta-feira, abril 18, 2024

Maricá avança com acordo para ônibus híbrido sustentável

O objetivo do município é substituir sua frota atual pelo modelo sustentável até 2038, como parte do programa Tarifa Zero

Leia Mais

Durante o 8º Fórum Econômico Brasil-França, realizado na Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), a cidade de Maricá deu um importante passo rumo à sustentabilidade e inovação ao assinar um termo de entendimento com a empresa francesa Hyfit e a brasileira Ydrogenio. O acordo visa a industrialização e montagem de ônibus híbridos elétrico-hidrogênio, um projeto pioneiro desenvolvido pelo município em parceria com instituições renomadas.

O objetivo do município é substituir sua frota atual pelo modelo sustentável até 2038, como parte do programa Tarifa Zero, colocando em circulação 200 ônibus não poluentes. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Maricá, Igor Sardinha, representou a cidade na cerimônia de assinatura, que contou com a presença de autoridades como o presidente da França, Emmanuel Macron, e o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin.

São Gonçalo interrompe serviços online para atualização de sistema

Sardinha destacou a importância do acordo para a diversificação da economia local e ressaltou o potencial do hidrogênio como um vetor crucial para a economia da cidade. Ele enfatizou que o projeto não só impulsionará a geração de empregos e receitas, mas também transformará royalties do petróleo em recursos sustentáveis para a região.

O acordo firmado demonstra o compromisso da iniciativa privada em colaborar com a consolidação do ônibus sustentável desenvolvido em Maricá. O veículo, movido a hidrogênio com pilha a combustível, está sendo desenvolvido em conjunto com a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a empresa Tracel Industrial. Os testes com o protótipo serão realizados nos próximos meses na cidade, marcando um avanço significativo rumo à implementação de soluções de transporte mais limpas e eficientes.

PT oficializa apoio a Zito na disputa pela Prefeitura de Caxias

O projeto é uma iniciativa conjunta da Prefeitura de Maricá, do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) e da Empresa Pública de Transporte (EPT), evidenciando o compromisso do município em liderar o caminho para um futuro mais sustentável e inovador.

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias

plugins premium WordPress