24.2 C
São Gonçalo
terça-feira, maio 21, 2024

Maricá 209 anos: Prefeitura monta esquema de mobilidade e segurança para os shows do fim de semana

A Prefeitura de Maricá montou um esquema especial de segurança e de mobilidade para que moradores e turistas possam aproveitar as comemorações dos 209 anos da cidade, que acontecem a partir desta sexta-feira (19/05), em Itaipuaçu. Haverá reforço nos serviços de patrulhamento, ordenamento e fiscalização. Além disso, diversas vias sofrerão alterações e a oferta de transporte público será ampliada.

O esquema operacional é uma ação conjunta das secretarias de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional (Seop), Guarda Municipal, Trânsito e Engenharia Viária (Sectran), Coordenadoria de Postura dos 3º e 4º distritos e Centro de Operações de Maricá (Comar). A Polícia Militar também atuará nos locais de festa, com equipes especializadas.

Segurança

Nos dias de comemoração, entre sexta (19/05) e domingo (21/05), a Guarda Municipal atuará com 148 agentes, uma média de 49 agentes diariamente nos locais de festa. O trabalho das equipes contará o auxílio de 15 viaturas, sendo 10 veículos, dois quadriciclos, duas motocicletas e uma van. Foram disponibilizadas 96 vagas para policiais que fazem parte do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis). Eles terão apoio de 15 viaturas e nove motos.

“Teremos um esquema operacional com força total e reforço no nosso efetivo. Todos os agentes estarão empenhados e trabalhando em conjunto com outras secretarias com o objetivo de proporcionar uma festa de paz à população, para que todos possam curtir as festividades com tranquilidade. A integração com as forças de segurança também estão muito bem alinhadas com os agentes da Seop, Guarda Municipal e Polícia Militar. Esperamos que seja um fim de semana de muita diversão e poucas ocorrências”, destacou o secretário de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, Julio Veras.

Fechamentos e bloqueios

A Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária (Sectran) fará alterações em diversas vias próximas aos locais de shows, que foram iniciadas às 7h desta sexta-feira (19/05) e vão até a madrugada de segunda-feira (22/05). A Avenida Benvindo Taques Horta (Orla de Itaipuaçu) seguirá em sentido único no trecho entre a Avenida Zumbi dos Palmares e a Rua Dom Pedrito. Esta via será utilizada como retorno para a Rua Oscar Niemeyer, que seguirá novamente para a Avenida Zumbi dos Palmares.

Na Avenida Beira do Canal, entre a Rua Dom Pedrito e a Rua Nossa Senhora da Aparecida, o acesso será liberado apenas para moradores do trecho, a equipe da produção do evento e pessoas com necessidades especiais, que terão acesso exclusivo na frente do palco. Serão reservadas vagas de estacionamento para pessoas com deficiência próximo ao palco. Para isso, os condutores deverão estar devidamente identificados com cartão de estacionamento válido.

Além disso, no sábado (20/05), na área do trio elétrico, a Avenida Benvindo Taques Horta será interditada do trecho da Avenida Zumbi dos Palmares até a Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um). Com a alteração, para chegar ao Recanto, os condutores terão que acessar a Rua Antônio Marques Mathias. É importante ressaltar que áreas de estacionamento serão criadas em todos os trechos onde estiver direcionado o sentido único da via.

Garrafas de vidros estão proibidas

A Coordenadoria de Posturas do 3º e 4º distritos vai atuar de forma educativa e preventiva para coibir o uso de garrafas de vidro, que podem ocasionar riscos para os frequentadores dos shows. A ação contará com 10 fiscais e mais de 200 apoios distribuídos pelos locais de festa.

De acordo com o decreto nº 469 de 17 de fevereiro de 2020, a comercialização de bebidas, refrigerantes e similares, por bares, restaurantes e vendedores ambulantes em garrafas de vidro está proibida. Cerca de cinco mil recipientes de plástico serão disponibilizados para as equipes realizarem a troca nas barreiras que serão montadas ao longo do evento.

“É uma fiscalização de extrema importância, que tem o objetivo de evitar ocorrências durante a comemoração dos 209 anos de Maricá. Evitando o transporte e comercialização de bebidas em recipientes de vidro, aumentamos a segurança de turistas e munícipes, pois reduzimos consideravelmente o risco de acidentes provenientes de garrafas quebradas”, explica a coordenadora de Posturas, Dayrlene Costa.

Transporte Público

A Empresa Pública de Transportes (EPT) vai reforçar a frota que circula no bairro de Itaipuaçu. Entre as linhas que contarão com horário especial estão: E-30 (Recanto x Centro, via Flamengo), E-30A (Recanto x Centro, via Avenida/Vivendas), E-32 (Recanto x Rua 128, via Estrada) e E-32A (Recanto x Rua 128, via Rua 34). Na sexta-feira (19/05), haverá 12 ônibus extras nas linhas E-30 e E-30A, além de dois ônibus extras nas linhas E-32 e E-32A.

No sábado (20/05) serão mais 58 horários extras, com saídas da Rodoviária do Povo (Centro) em direção ao ponto final no Recanto (Itaipuaçu). As linhas E-30 e E-30A vão operar conforme os horários definidos como dias úteis. Além disso, serão mais seis ônibus extras reforçando as viagens a partir de 0h40, podendo ser antecipados conforme o término do show. Haverá também mais nove ônibus extras para agilizar a volta para casa.

No domingo (21/05), mais 30 horários extras de vermelhinhos com saídas da Rodoviária do Povo (Centro) em direção ao Recanto (Itaipuaçu) serão disponibilizados para a população. As linhas E-30 e E-30A seguirão os horários estabelecidos para dias úteis e contarão com outros nove ônibus extras reforçando as viagens de retorno. Em razão das festividades, as estações das bicicletas vermelhinhas de Itaipuaçu estarão indisponíveis até as 22h de domingo (21/05). O funcionamento será normalizado na segunda-feira (22/05).

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress