23.2 C
São Gonçalo
sexta-feira, junho 14, 2024

Livro de escritora de São Gonçalo trata sobre protagonismo feminino, violência sexual e pandemia

A pandemia provocou a mudança de dezenas de hábitos e entre aqueles que precisaram se reinventar, inclusive com formas de manter ou aumentar a renda, estão os profissionais da literatura e comunicação. Diga-se de passagem, mercados que já estavam frágeis antes mesmo da chegada da pandemia.

Com isso, muitos projetos foram interrompidos, já outros profissionais se sentiram motivados a produzirem cada vez mais. Foi o que aconteceu com a jornalista e escritora Cyntia Fonseca, de 28 anos, moradora de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio.

Cumprindo a quarentena trabalhando em homeoffice, paciente de risco e grávida, ela encontrou na escrita um “refúgio” e o resultado acabou sendo muito além do que esperava: ela lançou recentemente na Amazon o e-book com seu primeiro romance, Coração de Cleópatra, cujo enredo traz temas como protagonismo feminino, violência sexual, superação e também aborda o momento atual da pandemia no país.

“Sempre tive o sonho de publicar um livro. Quando comecei os primeiros rascunhos em 2017, a ideia era ser um romance, uma história de amor. Mas conforme os capítulos foram avançando, acabou se tornando uma história sobre perdão e superação. Espero que o enredo toque as pessoas tanto quanto me tocou ao escrever”, conta Cyntia, que tem a intenção de publicar o livro também em formato físico no segundo semestre de 2021, com capítulos bônus.

Autora do blog e instagram literário “Mapa das Letras”, a jornalista ambém já estava com outros dois projetos “na gaveta”. Resolveu, então, conciliar seu horário de trabalho como jornalista em homeoffice com o tempo livre que tinha para dar andamento aos projetos pessoais como escritora.

“Coloquei como meta que terminaria meu romance antes de a minha filha nascer e consegui. Faltando três dias para ir para o hospital, estava com o manuscrito pronto e entrando em contato com uma editora. Nesse meio tempo, tive a ideia de uma história infantil e também escrevi um conto e fui selecionada para uma antologia, que vai sair em 2021”, acrescenta.

Sinopse

“Coração de Cleópatra” conta a história de Cleo que, órfã aos cinco anos de idade, passa infância e adolescência num abrigo católico em Petrópolis, e tem o sonho de ser uma delegada quando crescer. Mesmo diante de todas as dificuldades, ela mantém o foco até que, numa tarde qualquer, enquanto estuda numa praça em São Cristóvão, ela conhece Victorio e esse encontro mudará a vida dela para sempre.
A história tem trechos em vários cenários do Rio de Janeiro, como Lapa, Jardim Botânico, Praia da Reserva e Centro.

Por que Cleópatra?

Ter um coração de Cleópatra é ser uma pessoa determinada, decidida, majoritariamente racional. A Cleópatra “original” foi governante e estadista com apenas 17 anos e segundo contam os livros de história, possuía todas essas características de mulher forte e protagonista da própria vida.

Download do livro:

https://amzn.to/3got1k0 ou busque por “Coração de Cleópatra” no site amazon.com.br.

Redes sociais da autora:

Instagram: @cyntia2fonseca
Facebook: facebook.com/cyntia2121
Blog: mapadasletras.home.blog

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress