24.9 C
São Gonçalo
terça-feira, maio 28, 2024

Largada do 2º Desafio Épico Serra e Mar é dada para mobilizar sobre doença de Parkinson

Foto: Divulgação

O município de Itaboraí foi palco de largada do 2º Desafio Épico Serra e Mar Ultraciclismo, na manhã desta sexta-feira (07/04), em frente a sede da Prefeitura de Itaboraí, no Centro. A ação, em alusão ao Dia Mundial da Conscientização da Doença de Parkinson, celebrada em 11 de abril, visa criar um alerta pela busca do diagnóstico precoce. O desafio foi criado pelos ciclistas Eliézer Soares Costa e Carlos Eduardo Lemos, em dezembro de 2020, data no primeiro desafio, que também teve início em Itaboraí.

O 2º Desafio Épico Serra e Mar contou com apoio da Prefeitura de Itaboraí, por meio das secretarias municipais de Saúde e de Esporte e Lazer e participação de seis ciclistas. Com uma rota de aproximadamente 500km de percurso, os ciclistas passarão por 14 municípios do estado do Rio de Janeiro, em quatro regiões diferentes, ligando a parte serrana com o litoral do estado, em 33 horas de duração.

desafio 2Nascido em Itaboraí, Eliézer Soares foi diagnosticado com a doença de Parkinson em setembro de 2022, e desde então, a bicicleta se tornou um meio de tratamento para a doença, que afeta principalmente o controle motor do corpo.

“Buscando informações sobre o Parkinson, descobri que o esporte em geral é um grande aliado no tratamento a doença, fazendo com que retarde o avanço dela, e como já era praticante de ciclismo desde 2017, eu comecei a me interessar mais pelo assunto e engajar na causa. Assim, aliando o esporte com a qualidade de vida, e ainda conscientizando as pessoas a ter suas habilidades reguladas para que não sofram as consequências ou um dano maior imposto pela doença”, comentou Eliézer.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 1% da população acima dos 65 anos conviverá com algum grau de doenças relacionadas com o mal de Parkinson. Com o aumento da expectativa média de vida da população, a OMS estima que o número possa chegar a 3% até 2030, tratando-se da segunda doença neurodegenerativa mais comum, atrás apenas do Alzheimer.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress