28.6 C
São Gonçalo
segunda-feira, abril 15, 2024

Lançamentos na Região Metropolitana entram na onda nacional da literatura sobre o autoconhecimento

Publicações de São Gonçalo, Niterói e Maricá, em diferentes gêneros, abordam o tema para além da literatura de autoajuda

Leia Mais

Já percebeu que se fala muito hoje em dia do autoconhecimento? Mas como, de fato, dar início à jornada de conhecer a si mesmo? Em um mundo cada vez mais acelerado e interconectado, a busca pelo autoconhecimento e pela inteligência emocional se tornou uma necessidade.

Nesse contexto, os livros desempenham um papel crucial, oferecendo insights, orientação e inspiração para quem busca a autodescoberta e o crescimento. Em alguns casos, pode ser uma porta de entrada para a busca por terapias e ajuda profissional.

A busca crescente por autoconhecimento na literatura é notória: na lista de mais vendidos dos principais marketplaces do país em 2024 figuram livros como ‘O poder da autorresponsabilidade’, de Paulo Vieira, ‘Mais Esperto Que o Diabo’, de Napoleon Hill e ‘Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas’, de Dale Carnegie – escrito há mais de 80 anos.

Fazendo um recorte das publicações lançadas recentemente na Região Metropolitana, livros dos mais variados gêneros também chegam com a proposta de lançar luz sobre o autoconhecimento e a inteligência emocional.

Neste mês de março, Letícia Leal, a autora de Maricá que “escreve para millenials que pagam boletos e sentem dor nas costas”, lançou o conto ilustrado ‘A sombra sem corpo’. Terceiro livro da autora, o texto metafórico aborda questões como aceitação e a busca por um lugar no mundo; com um final que divide opiniões.

“É a história de uma sombra solitária que decide procurar por um corpo sem sombra com o qual possa se conectar. A Sombra sem Corpo é um livro para todas as pessoas que, de um jeito ou de outro, já experimentaram a solidão”, comenta Letícia, autora de ‘Burnoutinho’ (Editora Minimalismos, 2023) e ‘Sólido’ (Editora Kazuá, 2020). O livro está disponível na Amazon ou diretamente com a autora em @leticiafernandesleal.

Partindo para as coletâneas, o livro ‘Dor que não tem nome’, da escritora e jornalista gonçalense Renata Toledo (Apologia Brasil), mergulha nas profundezas da experiência humana, explorando emoções e experiências que muitas vezes são difíceis de articular, essencialmente para as mulheres.

Com uma prosa hábil e sensível, Renata Toledo narra histórias que tocam o âmago de leitores e leitoras, convidando-os a reconhecer e validar suas próprias dores.
O livro pode ser adquirido no site da editora www.apologiabrasil.com.br ou com a autora em @renatatoledoescritora.

E nada como a dor para perceber o momento de focar no autocuidado. Para ajudar a encontrar o caminho de cuidado interno e do olhar para si, a coletânea Autocuidade: o Milagre que vem de dentro, da editora Proverbo, de Maricá, traz relatos reais de autores que escolheram escrever suas vivências com um olhar fraterno, humanista e amoroso. O livro, organizado pela escritora Rita Carvalho também pode ser encontrado na Amazon ou em www.proverboeditora.com.br.

Outra coletânea que oferece uma rica tapeçaria de histórias, poesias e reflexões sobre o tema, ‘Afeto’ é uma publicação da editora que leva o mesmo nome, em Maricá. A coletânea, organizada pelos autores Nilton Oliveira e Roberta de Souza, pode ser encontrada no site www.afetoeditora.com.br.

Em Niterói, entre as movimentações mais recentes de publicação voltada para o autoconhecimento está o livro de poesia ‘Olhe para dentro’, da poeta e professora Liz Negrão. Publicado pela editora Itapuca, a obra, com título autoexplicativo, convida o leitor a olhar para dentro de si mesmo e explorar os labirintos da própria essência, com uma linguagem poética, rica de versos envolventes.
O livro pode ser encontrado no site da editora www.editoraitapuca.com.br ou com a autora em @liznegrao.

Notícias Relacionadas

2 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias

plugins premium WordPress