19.9 C
São Gonçalo
domingo, maio 26, 2024

Lagarto raro encontrado em São Gonçalo pode ser ‘mamãe’ de treze filhotes

Fotos: Luiz Carvalho / Prefeitura de SG

Às vésperas do Dia das Mães, a equipe que atua na Área de Soltura de Animais Silvestres de São Gonçalo (ASAS) comemorou com a mais nova mamãe do pedaço a postura de treze ovos, feita pela fêmea de lagarto papa-vento-verde (Polychrus marmoratus), resgatada no mês de março na Área de Proteção Ambiental Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula.

A postura dos ovos aconteceu na ASAS de São Gonçalo no último domingo (7) e o fato inédito foi bastante comemorado pela equipe de veterinários e funcionários da área de soltura. Os veterinários Pedro Alfazema e Bernardo de Paula, e também a equipe da ASAS, vêm observando o animal há mais de 2 meses.

“Estamos tendo a oportunidade única de monitorar essa espécie e seus raros filhotes que, em breve, estarão conosco”, disse o veterinário Bernardo.

A descoberta que a fêmea carregava consigo os ovos foi feita no início de abril, quando o lagarto foi submetido a exames de imagem no Hospital Veterinário Professor Firmino Marsico Filho (Huvet), em Niterói. O exame foi realizado pelas equipes que atuam na ASAS e na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Espécie raramente encontrada no Rio, por conta de seus hábitos, o lagarto papa-vento-verde também muda de cor quando ameaçado e costuma frequentar árvores altas.

O encontro de animais silvestres tem se tornado cada vez mais frequente nas áreas de conservação da natureza localizadas em São Gonçalo, graças aos avanços feitos na expansão das áreas protegidas no município.

“Quando aumentamos o percentual de áreas protegidas por legislação específica de 4% para 19%, tínhamos o objetivo de ampliar e proteger a casa dos nossos animais silvestres e agora somos brindados com esse achado”, comemora o biólogo e subsecretário de Meio Ambiente de São Gonçalo, Gláucio Brandão.

Quando os ovos eclodirem, os filhotes serão acompanhados pela ASAS e preparados para serem inseridos no meio ambiente, assim como a mamãe lagarto, que segue sendo acompanhada pela equipe de profissionais da área de soltura.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress