23.9 C
São Gonçalo
sábado, setembro 7, 2024

Julho Amarelo em Maricá: Prefeitura enfatiza prevenção às hepatites virais

Unidades de Saúde da Família realizam testes rápidos e vacinação. Serviço de Atendimento Especializado oferece tratamento aos casos encaminhado

Julho Amarelo em Maricá: Prefeitura Enfatiza Prevenção às Hepatites Virais
Julho Amarelo em Maricá: Prefeitura Enfatiza Prevenção às Hepatites Virais
Caso seja confirmada a infecção por algum tipo de hepatite viral, a pessoa será encaminhada para o SAE, onde receberá o acolhimento e tratamento especializado necessário (Foto: Divulgação/Ascom Maricá)

No mês de Julho Amarelo, dedicado à conscientização e prevenção das hepatites virais, a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, reforça a importância da luta contra essas doenças que afetam o fígado. Nas 27 Unidades de Saúde da Família (USF) e no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) em Araçatiba, estão sendo realizados testes rápidos para as hepatites B e C. Esses testes, disponíveis por demanda espontânea ou solicitação médica, oferecem resultados em menos de 30 minutos, garantindo um diagnóstico precoce e sigiloso.

Caso uma infecção seja confirmada, o paciente é encaminhado ao SAE para receber tratamento especializado com um hepatologista. Atualmente, cerca de 282 pacientes com hepatites virais são acompanhados no município após a notificação dos resultados.

A vacinação é uma das principais formas de prevenção contra as hepatites. Em Maricá, as vacinas contra as hepatites A e B são oferecidas nas USFs dos quatro distritos, de segunda a sexta-feira, a partir das 8h. A vacina contra a hepatite A é administrada em dose única aos 15 meses de vida, enquanto a imunização contra a hepatite B começa logo após o nascimento, com doses aos 2, 4 e 6 meses de idade.

A secretária de Saúde, Juliana Nogueira, destacou a importância das atividades de conscientização e enfrentamento às hepatites virais no município. “O Julho Amarelo é uma mobilização nacional para enfrentar essas doenças perigosas. Em Maricá, oferecemos testagem nas Unidades de Saúde da Família e no SAE, tratamento, vacinação para os grupos contemplados e promovemos ações contínuas de conscientização nas unidades. Dessa forma, unimos prevenção, informação e luta”, afirmou.



continua depois da publicidade



Sintomas e Transmissão

As hepatites virais muitas vezes são silenciosas, mas podem apresentar sintomas como cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Em caso de sintomas, os moradores devem procurar a USF de referência ou, em situações graves, o Hospital Conde Modesto Leal, a UPA de Inoã ou a Unidade de Pronto Atendimento Municipal Santa Rita, em Itaipuaçu.

As hepatites A e E são transmitidas por via oral-fecal, destacando a importância da higiene das mãos e dos alimentos. A hepatite B é transmitida por via sexual e contato sanguíneo, reforçando a necessidade de vacinação e uso de preservativos. Já a hepatite C é transmitida por contato sanguíneo e não possui vacina, sendo essencial não compartilhar objetos pessoais e seringas, além de usar preservativos durante relações sexuais.

) .elementor-divider-separator{width:100%;min-height:var(--divider-pattern-height);-webkit-mask-size:var(--divider-pattern-size) 100%;mask-size:var(--divider-pattern-size) 100%;-webkit-mask-repeat:var(--divider-pattern-repeat);mask-repeat:var(--divider-pattern-repeat);background-color:var(--divider-color);-webkit-mask-image:var(--divider-pattern-url);mask-image:var(--divider-pattern-url)}.elementor-widget-divider--no-spacing{--divider-pattern-size:auto}.elementor-widget-divider--bg-round{--divider-pattern-repeat:round}.rtl .elementor-widget-divider .elementor-divider__text{direction:rtl}.e-con-inner>.elementor-widget-divider,.e-con>.elementor-widget-divider{width:var(--container-widget-width,100%);--flex-grow:var(--container-widget-flex-grow)}

Matérias Relacionadas

No Content Available
plugins premium WordPress