19.8 C
São Gonçalo
domingo, maio 26, 2024

Jornada tecnológica sobre cidades inteligentes e sustentáveis ocorrerá no Caminho Niemeyer em Niterói

Foto: Divulgação

Qual o caminho para cidades mais inteligentes e sustentáveis? Com certeza, o caminho passa por Niterói, no ‘Caminho Niemeyer’. Nesta próxima quinta-feira, dia 2 de fevereiro, de 9h às 17h30, algumas das respostas sobre ciência, tecnologia e inovação podem estar na jornada ‘Conlestech’ – Programa de Incentivo à Economia do Conhecimento do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense (Conleste), que reúne 17 municípios do Estado do Rio de Janeiro. O evento tem como objetivo fomentar a economia do conhecimento na Região do Consórcio, através do compartilhamento de estratégias regionais de ciência, tecnologia e inovação, unindo o ecossistema regional com o poder público, tendo como propósito inserir a inovação e a tecnologia no ambiente público, para o benefício dos municípios consorciados, além do incentivo ao empreendedorismo inovador regional. João Teixeira de Mello é o diretor-geral do Conleste; Marcelo Delaroli (prefeito de Itaboraí) é o atual presidente e Vinícius Claussen (prefeito de Teresópolis) ocupa a vice-presidência do Conleste. Entrada franca.

Local: Caminho Niemeyer, à Rua Jornalista Rogério Coelho, s/n – Centro de Niterói.

Inscrições antecipadas através do linkhttps://forms.gle/N3GhZqkAJiV3jteT9

Acesse também pelo QRCode

image.png

Na linha das reflexões e painéis temáticos da ‘Nave Niemeyer’, os organizadores confirmaram presenças importantes, como prefeitos, secretários municipais de diversos setores, representantes de instituições e associações do ecossistema de inovação, de empreendedores de startups e estudantes. (veja mais na grade da programação). A Universidade Candido Mendes (UCAM), apoiadora desse encontro, terá estande com demonstração de impressões 3D, sempre com presença de seus professores.

 

Conheça as 17 prefeituras consorciadas do Conleste: Araruama, Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Maricá, Niterói, Nova Friburgo, Rio Bonito, Saquarema, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia, Silva Jardim, Tanguá e Teresópolis

O clima é de otimismo entre os participantes, porque os objetivos dão destaque para construção de um polo de demanda de encomendas públicas para o benefício dos municípios consorciados e, também, do incentivo ao empreendedorismo inovador regional, visando também o compartilhamento de estratégias municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Principais temas e respectivos painelistas:

10h35 às 12h – “Transformação Digital como ferramenta de melhoria na gestão interna da administração e na prestação de serviços ao cidadão”

painelistas: Vitor Hugo Vale (coordenador do SIGEO Niterói), Marília Ortiz (secretária municipal de Fazenda de Niterói), Ellen Benedetti (secretária municipal de Planejamento Orçamento e Modernização da Gestão de Niterói) e  Vinícius Oberg (secretário municipal de Ciência e Tecnologia de Teresópolis).

Mediador: Paulo Coelho – consultor e pesquisador de Estratégia e Inovação em TIC I Transformação Digital I /Governo 4.0.

14h5h às 15h – “Projetos sustentáveis e resiliência para as Cidades Inteligentes”

Painelistas: Dionê Marinho Castro (coordenadora do PRO Sustentável), Denise Vogel (diretora de políticas e projetos urbanos do Instituto Niemeyer Humanidades – e diretora executiva da Urbanística Planejamento Urbano, Regional e Ambiental), Tito Ryff (gerente de Políticas Públicas do SEBRAE) e Marcio Campos (diretor de Tecnologia do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá).

Mediador: Rogério Rocco – professor de Direito Ambiental, diretor da ASIBAMA/RJ e presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB/Niterói.

15h35 às 17h – “Direitos digitais: da inclusão a cibersegurança”

painelistas: Thiago Mello (Instituto Serrano de Economia Criativa), Fabiano Rangel (executivo de Desenvolvimento de Negócios da IBM), Ismael Tedesco de Souza (gerente de tecnologia e Gestão de Soluções de Tecnologia da Informação do SERPRO) e Rayne Moraes (Oficial Nacional ONU Habitat).

Mediador: Álvaro Cysneiros – vice-presidente ASSESPRO.

 

OBS: O evento também contará com uma exposição do ecossistema regional de inovação e uma oficina temática sobre tecnologia e sustentabilidade; também apresentará políticas públicas a respeito do melhor aproveitamento do resíduo eletrônico.

Apoio Institucional: Prefeitura Municipal de Niterói, Sebrae, Senac, Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá, Agência de Inovação da UFF (AGIR), Universidade Cândido Mendes e Caminho Niemeyer.

Vídeo sobre o Conlestechhttps://www.instagram.com/reel/Cn7ECOBD07O/?igshid=MDM4ZDc5MmU=

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress