28.6 C
São Gonçalo
segunda-feira, abril 15, 2024

Itaúna vai ganhar nova unidade de saúde da familia

USF vai atender 12 mil pacientes/mês agora em ambientes climatizados

Leia Mais

A antiga Unidade de Saúde da Família (USF) Itaúna I foi literalmente derrubada, para dar espaço a uma nova construção, que está em fase de finalização após oito meses de obras. Quando estiver pronta, a unidade vai atender 12 mil pacientes em ambientes climatizados e dentro das normas exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Saúde.

As instalações precárias do antigo posto já não existem mais. No lugar está uma grandiosa obra realizada pela Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo. A alvenaria e as divisórias do prédio estão prontas, assim como o revestimento das paredes, a estrutura de ferro para a colocação do forro e as redes elétrica, hidráulica e de esgotamento sanitário. Nesta semana, os pisos começaram a ser instalados e as lixeiras estão sendo construídas na área externa.

Águas do Rio promove capacitação profissional para mulheres da Região Metropolitana

“A próxima etapa, após finalizarem a colocação do piso, é a instalação do forro e das louças – vasos sanitários e pias. Por fim, tudo será pintado e haverá a instalação dos aparelhos de ar-condicionado. A parte externa receberá a texturização, gradil e portões. A parte da alvenaria está pronta”, descreveu o engenheiro civil da Secretaria e fiscal da obra, Renan Oliveira.

A unidade terá cinco consultórios, consultório de odontologia com cinco cadeiras, salas de inalação, imunização, de coleta de exames, curativo, multiuso, administração, espera, recepção, farmácia, copa, almoxarifado, vestiário, banheiros para funcionários e banheiros adaptados para pessoas com deficiência (PCD). Os 12 mil usuários contarão com três equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF). O espaço também vai oferecer exames laboratoriais de sangue, urina e fezes.

Assim como todas as demais obras realizadas pela Secretaria, a USF Itaúna I terá ambientes humanizados e climatizados. Os postos estão sendo padronizados e recebem adequações gerais e de acessibilidade (rampa, piso tátil, barras, banheiros adaptados para pessoas com deficiência e com campainha de alerta) – tudo conforme as normas da Anvisa: a RDC 50, que diz respeito aos ambientes e a NBR 9050, sobre acessibilidade.

São Gonçalo ganha prêmio no Sebrae Prefeitura Empreendedora

“Já entregamos 37 unidades da rede básica de saúde revitalizadas e temos mais 12 em obras, que serão entregues neste ano. O nosso compromisso é dar atendimento humanizado para toda a população. É uma exigência do nosso prefeito Capitão Nelson revitalizar todas as unidades que são próprias e construir novos postos para substituir os imóveis alugados”, disse o secretário de Saúde e Defesa Civil, Gleison Rocha.

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias

plugins premium WordPress