24.5 C
São Gonçalo
segunda-feira, junho 24, 2024

Itaboraí: Secretaria de Saúde orienta para intensificar cuidados no combate ao Aedes Aegypti durante o verão

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, orienta que a população intensifique os cuidados dentro das residências para prevenir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti durante a estação mais quente do ano, o verão, que vem acompanhada de muitas chuvas. O inseto é o principal vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya. As equipes de endemias também intensificaram o trabalho de combate às endemias nas ruas do município.

De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde, Melyon Machado, os cuidados devem se redobrados durante essa época do ano, que pode ser ideal para a proliferação do mosquito, diante das alterações climáticas.

“Intensificamos nossas ações de combate a essas e outras endemias nas ruas, mas é importante que a população faça a sua parte dentro de casa. Combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti é muito importante para garantir mais saúde coletiva e evitar o aumento de casos de doenças, como dengue, zika e chikungunya na nossa cidade”, alertou o subsecretário.

Para impedir o avanço do mosquito Aedes aegypti, ações simples realizadas pela própria população dentro das residências podem acabar com os focos do mosquito:

• Manter bem tampados: caixas, tonéis e barris de água;
• Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira sempre bem fechada;
• Não jogar lixo em terrenos baldios;
• Guardar as garrafas vazias sempre de cabeça para baixo e de preferência em local coberto;
• Encher os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda;
• Se for guardar pneus velhos em casa, retirar toda a água e mantê-los em locais cobertos, protegidos da chuva;
• Limpar constantemente as calhas, a laje e a piscina de sua casa.

A SEMSA destaca que, em caso de sintomas como febre, dores no corpo, mal estar, falta de apetite, manchas vermelhas no corpo, a população deve procurar o serviço de Saúde mais próximo de sua residência.

Matérias Relacionadas

No Content Available
plugins premium WordPress