26.3 C
São Gonçalo
segunda-feira, abril 15, 2024

Itaboraí participa do Programa Estadual de Monitoramento de Qualidade Sanitária de Alimentos com ações preventivas

Leia Mais

O Departamento de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Itaboraí, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), integra e segue dando continuidade ao Programa Estadual de Monitoramento de Qualidade Sanitária de Alimentos (PEMQSA). Desenvolvido desde o ano de 2021 no município, o programa conta com um cronograma de atividades e pesquisas, seguindo as orientações da Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro (Suvisa-RJ).

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância Sanitária, Anna Clara Pagano, as ações têm o principal objetivo de ampliar a proteção e prevenção da saúde da população, seguindo as diretrizes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), afim de garantir a qualidade dos produtos comercializados e produzidos.

“Assegurar a população sobre os alimentos comercializados e produzidos na cidade é o nosso principal objetivo. Realizamos ações de prevenção nos comércios e estabelecimentos para verificar se os alimentos estão com boa qualidade, e assim garantir mais saúde para a nossa população. Por isso, é importante pedir que os consumidores fiquem sempre atentos aos produtos que estão adquirindo e, em caso de alguma característica suspeita, entrarem em contato imediatamente com a Vigilância Sanitária”, disse a diretora.

O Programa Estadual de Monitoramento da Qualidade dos Alimentos (PEMQSA) Comercializados e Produzidos em todo o Estado do Rio de Janeiro é supervisionado pela Coordenação de Vigilância e Fiscalização de Alimentos (CVFA) da Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro (SUVISA). As amostras coletas pelo município são analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ).

Em caso de quaisquer dúvidas ou denúncias, a população pode entrar em contato por meio do telefone 3637-7268, pelo e-mail (visa@itaborai.rj.gov.br), ou diretamente na sede do Departamento de Vigilância Sanitária, localizado na Rua Doutor Mesquita, n° 339, Centro.

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias

plugins premium WordPress