21.9 C
São Gonçalo
terça-feira, maio 28, 2024

Itaboraí investe em Serviço de Atendimento Domiciliar para usuários da Saúde com dificuldade de locomoção

Foto: Divulgação

O Programa Melhor em Casa, promovido pelo Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) oferece atendimento multidisciplinar e qualidade de vida para aproximadamente 200 pacientes do município, cadastrados no programa e que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de locomoção. O objetivo do programa é desospitalizar pacientes, oportunizando a promoção, prevenção e reabilitação à Saúde.

A equipe do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) conta com médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionista, dentista e assistente social, para levar o melhor atendimento aos pacientes. E ainda com três carros novos, com sete lugares cada, que auxiliam no transporte dos profissionais e equipamentos.

melhor em casa 3O secretário municipal de Saúde, Hédio Mataruna, reafirma o compromisso que os profissionais da rede municipal de Saúde possuem com os assistidos e a importância de ter programas que são dedicados a toda população.

“É emocionante ver o quanto os profissionais do município não medem esforços para atender a população. Sabemos que temos muito o que melhorar, mas estamos no caminho certo, porque temos pessoas capacitadas e empenhadas em levar uma saúde de qualidade para o povo de Itaboraí. Nossa missão é cada dia mais entender as demandas e atendê-las, até que sejamos uma referência de Saúde na região”, destacou o secretário.

Segundo a coordenadora do programa Melhor em Casa, Bhrenda Teles, a maior importância do SAD para o município é oferecer conforto e atendimento digno para o paciente que está acamado ou restrito ao lar.

“Desta forma oferecemos um atendimento multidisciplinar em domicílio, para dar o conforto ao usuário e à família. Diminuímos também o tempo de internação e desocupamos leitos no hospital”, afirmou Bhrenda.

Atualmente o serviço realiza mais de 3 mil atendimentos mensais, divididos em todas as especialidades. Para receber a equipe de médicos em casa, as Unidades de Saúde da Família enviam os usuários com o perfil adequado ao programa e os pacientes indicados pelo Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior também são incluídos. As visitas acontecem uma vez por semana ou a cada 15 dias, dependendo da necessidade do paciente.

A filha de um dos pacientes contemplados com o programa, ressaltou o excelente trabalho de toda equipe. “O trabalho que eles realizam faz muita diferença para gente, principalmente para o meu pai que é acamado. É muito importante, porque eles ajudam e são atenciosos, cuidadosos e sempre disponíveis. É um atendimento essencial. Graças a Deus a gente tem acesso a esse trabalho que ajuda a ele e a nossa família também”, declarou Luciana Oliveira.

Inserido no município desde 2018, por meio do Governo Federal, o SAD foi reformulado em fevereiro de 2023, com a aquisição de novos carros e a chegada de profissionais qualificados. Para a implantação do serviço no município foi necessário atender alguns critérios, como ter população igual ou superior a 20 mil habitantes, possuir hospital de referência e cobertura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O programa é caracterizado por um conjunto de ações de prevenção e tratamento de doenças, reabilitação, paliação e promoção à saúde, prestadas em domicílio, garantindo continuidade de cuidados, conforme a portaria nº 825, de 25 de abril de 2016.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress