24.9 C
São Gonçalo
terça-feira, maio 28, 2024

Itaboraí inicia 25ª Campanha de Vacinação contra a Influenza em 34 unidades de Saúde

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (11/04) o município de Itaboraí iniciou a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza nos 34 postos de saúde distribuídos pela cidade, com atendimento de 9h às 16h. Vale destacar que, neste ano de 2023, seguindo a determinação do Ministério da Saúde, essa campanha acontecerá no período de 10 de abril a 31 de maio, sendo 6 de maio, o dia D de vacinação.

O secretário municipal de Saúde, Hédio Mataruna, falou sobre a importância dessa mobilização. “O objetivo é reduzir as complicações, internações e a mortalidade. Além de contribuir para a redução da circulação viral na população, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco. Aqui em Itaboraí, estamos trabalhando sem parar e nossas equipes estão preparadas para proporcionar o atendimento que o itaboraiense merece”, disse.

É importante informar que a campanha não será dividida em fases e todos os grupos prioritários estão inclusos no calendário. É necessário, que no ato da vacinação, o cidadão apresente documento que comprove o vínculo ativo profissional ou estado de saúde, como, por exemplo, em doenças crônicas. No caso das puérperas, é necessário apresentar documento que comprove o puerpério, como certidão de nascimento, cartão da gestante ou outros. E ainda documento de identidade, CPF ou Cartão SUS, e cartão de vacina.

Confira o público alvo: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade ( 5 anos, 11 meses e 29 dias ); Trabalhador de saúde;  Gestantes; Puérperas; Professores de ensino básico e superior; Povos indígenas; Idosos com 60 anos de idade; Profissionais das forças armadas de segurança e salvamento; Profissionais das forças armadas; Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais independente da idade.( apresentar qualquer comprovante que demonstre pertencer o grupo de risco); Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores de transporte coletivo para passageiros urbanos e de longo curso; Trabalhadores portuários; População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativas.

Morador de Nova Cidade, Severino Rosa, de 69 anos, já garantiu sua dose neste primeiro dia e ressaltou a importância de manter o cartão de vacinação em dia. “Essa campanha é muito importante, porque é a vacina que nos protege e preserva a nossa saúde. Eu valorizo muito o meu bem-estar, por isso estou aqui e já fui vacinado”, expressou Severino.

A vacina da Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) apresenta três tipos de cepas do vírus, são eles: H1N1, H3N2 e linhagem B/Victoria. O objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza, na população alvo para a vacinação.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress