19.9 C
São Gonçalo
domingo, maio 26, 2024

Inova Agroecologia realiza Dia de Campo de tomates gourmet coloridos neste sábado (10/06)

Foto de Leonardo Fonseca / Prefeitura de Maricá

A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), fará neste sábado (10/06) a primeira colheita de tomates goumert plantados em março na Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado. A ação acontece no Dia de Campo, promovido pela equipe do Inova Agroecologia, para que os agricultores do município conheçam o projeto que insere novos tipos do fruto, com alto valor agregado, além de disseminar o cultivo entre os produtores locais. O Inova é uma parceria da Codemar, por meio da Biotec Maricá, com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

O cultivo é totalmente orgânico, sem uso de qualquer agrotóxico ou práticas que possam causar danos ao meio ambiente. As variedades cultivadas também não são transgênicas (nem o azul), mas fruto de melhoramentos e seleção. No dia da colheita, será realizada uma apresentação a produtores rurais interessados nos cultivos.

Um dos coordenadores do Inova Agroecologia, o professor Antônio Carlos Abboud explicou que plantou 35 tipos de tomates diferentes, selecionados por ele, que tem 20 anos de experiência de cultivo.

“Temos na universidade um banco de 700 tipos. Optamos por trazer aqui variedades que agreguem valor, principalmente por conta das cores e dos sabores. Teremos desde tomates brancos, até os mais novos, os azuis, que estão tendo muita demanda. Estamos introduzindo novas variedades, técnicas de produção e vamos oferecer cursos a produtores”, afirmou.

Serviço

Dia de Campo: Tomates especiais
Data: 10 de junho
Hora: 8h30h às 10h30 e 14h às 16h
Endereço: Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado – Maricá.
Como chegar: Para chegar, basta acessar a RJ-106, em direção à Av. Central. Logo após, dobrar à direita, antes da Capela de São Jorge.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress