20.9 C
São Gonçalo
quinta-feira, maio 30, 2024

Hospital Che Guevara, em Maricá, começa a realizar cirurgias esta semana

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria Municipal de Saúde, informou que será realizada nesta quinta-feira (07-07) a primeira cirurgia no Hospital Municipal Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí.

De acordo com o governo municipal, o período dedicado ao enfrentamento à pandemia da Covid-19, o hospital passa a ser referência em cirurgia geral no município, com quatro salas cirúrgicas e capacidade de 600 a 700 procedimentos por mês em seu pleno funcionamento.

Os procedimentos serão marcados por meio da Central de Regulação do município, reduzindo a fila de espera dos moradores da cidade.

As primeiras cirurgias do Che serão as ortopédicas e as gerais. Posteriormente, serão ampliadas, gradativamente, para outras especialidades e serviços, inclusive de alta complexidade, como explica a secretaria de Saúde, Solange Oliveira.

“O nosso planejamento começa com as especialidades que têm as maiores filas de espera na Regulação. Depois ampliaremos para as cirurgias ginecológicas e pediátricas. O início se dá pela cirurgia ortopédica visando reduzir de imediato a sobrecarga do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, com a transferência desses pacientes para o Che. Progressivamente, ampliaremos o leque de procedimentos oferecidos à população. Enfrentamos a Covid-19 com o Che e agora vamos vencer a fila da regulação”, destacou a secretária.

Estrutura – O centro cirúrgico do hospital conta com salas adaptadas para especialidades diferenciadas; procedimentos não invasivos realizados por auxílio de câmera (vídeolabarosocopia); e um aparelho que permite a visualização dinâmica e em tempo real de todas as estruturas internas (Arco em C), reduzindo o tamanho de cortes e permitindo movimentos mais precisos ao cirurgião em cirurgias renais, vasculares, ortopédicas e outras específicas.

Os pacientes terão à disposição também 34 leitos cirúrgicos de enfermaria dedicados ao pré e no pós-operatório, além de 10 leitos do Centro de Terapia Intensiva (CTI) de retaguarda. A estrutura de exames laboratoriais e de imagens que já existia na unidade também ficará à disposição da equipe cirúrgica.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress