23.5 C
São Gonçalo
segunda-feira, abril 15, 2024

Heat registra aumento de 28% no atendimento a vítimas de acidente com moto

Leia Mais

A cada ano os números de acidentes com moto aumentam assustadoramente. Somente no setor de emergência e no Centro de Trauma do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, 3.688 pacientes vítimas destes acidentes deram entrada no ano passado. O número é 28% maior em comparação ao ano anterior, quando foram atendidos 2.895 casos.

O hospital, especializado no atendimento de média e alta complexidade a pacientes com múltiplos traumas e que conta com tecnologia de ponta, é referência no Estado do Rio de Janeiro quando o assunto é salvar vidas, também identificou o crescimento no número de adolescentes envolvidos nestes acidentes.

Pelo menos 40% desses pacientes, vindos de diferentes municípios do Estado, chegaram até a unidade através do Corpo Bombeiros, SAMU, Polícia Militar e concessionárias que administram as principais rodovias do Rio, são menores. Eles estavam na direção da moto, segundo os socorristas.

Somente no ano passado foram necessárias centenas de bolsas de sangue para suprir a necessidade de transfusão no atendimento a pacientes vítimas desse tipo de acidente. Esse quadro se agrava ainda mais durante as festas de fim de ano e nos feriados prolongados. Entre o Natal e o Réveillon foram 138 acidentes envolvendo moto.

“Esses acidentes representam 70% dos nossos atendimentos. São acidentes muito graves, demandam muitos recursos, muitas cirurgias, o envolvimento de praticamente todos os especialistas, bolsas de sangue entre outros. Muitas mortes poderiam ser evitadas com campanhas de conscientização e fiscalização sobre motos. São pacientes que danificam muitas partes do corpo e pela complexidade das lesões quando sobrevivem ficam internados por 90 a 120 dias. São pacientes jovens, em sua fase de vida mais produtiva, isso causa um transtorno social muito importante além de sobrecarregar nossas emergências e hospitais da rede”, relata o médico Marcelo Pessoa, coordenador do Centro de Trauma do Heat.

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias

plugins premium WordPress