15.9 C
São Gonçalo
quarta-feira, julho 6, 2022

Guias para pagamento de débitos em Dívida Ativa já estão disponíveis de forma online em Niterói

Leia Mais

Os contribuintes de Niterói que precisam quitar débitos de tributos municipais, como IPTU, ISS e ITBI, inscritos na Dívida Ativa podem retirar os boletos no site: (http://pgm.niteroi.rj.gov.br). A informação foi divulgada, nesta terça-feira (27), pela Procuradoria Geral do Município.

Segundo a Prefeitura de Niterói, o contribuinte deve procurar os banners à direita da tela com o título “Gerar Guia IPTU”, quando for o caso de débitos de IPTU, ou “Gerar Guia ISS Débitos”, quando se tratar de qualquer outro débito. O acesso ao site é uma alternativa rápida para o contribuinte, que só precisa comparecer à Procuradoria Fiscal se desejar celebrar novo acordo de parcelamento. De acordo com a Lei 3.416/2019, quem optar pelo parcelamento imediatamente, não terá a incidência de juros nas parcelas até 31 de dezembro.

De acordo com a Prefeitura, quando o contribuinte está em atraso com o pagamento de um tributo municipal, a PGM envia cartas de cobrança, dando a chance de negociação da dívida por meio de pagamento à vista ou parcelado. Caso isso não aconteça, a dívida é enviada aos cartórios para protesto. O devedor protestado tem seu nome inscrito nos serviços de proteção ao crédito, como o Serasa, não conseguindo obter empréstimos, fazer compras no crediário ou emitir certidão negativa de débito caso tente vender o imóvel.

Decorrido o prazo de 30 dias sem pagamento, a PGM ingressa na Justiça e o imóvel pode ser leiloado para quitar a dívida. Após marcada a data do leilão, o débito deve ser pago integralmente, não sendo mais permitido qualquer parcelamento.

 

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias