21.9 C
São Gonçalo
terça-feira, maio 28, 2024
Foto: Anselmo Mourão / Prefeitura de Maricá

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, promoveu neste sábado (01/07) mais uma edição Feira da Agricultura Familiar, na Praça Agroecológica, em Araçatiba. A iniciativa municipal reuniu expositores com venda artesanato e produtos orgânicos, fomentando a economia local, além do projeto Caminhão do Peixe que oferece pescados com até 40% de desconto. O cantor Ronaldo Valentim animou a manhã de quem passou pela praça.

O evento, que integra o Sábado Agroecológico, acontece sempre no primeiro sábado de cada mês. Além de comprar peixes, produtos artesanais e da agricultura familiar, o público presente também pode participar de uma oficina com o tema “Sacos de papel para mudas: uma ideia sustentável”, ministrada pela artesã e educadora ambiental Jane Ferreira. Ela ensinou como desenvolver peças reutilizando jeans e produtos gastronômicos com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCS).

“A Feira da Agricultura Familiar oferece alimentos frescos e sem agrotóxicos vindos direto das hortas e nos artesanatos com base na reutilização e ressignificação de matérias primas. A população também leva para casa sementes, mudas e aprendem como fazer a horta em casa”, declarou Mariana Príncipe, secretária de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento.

Denise Ramos, moradora de Araçatiba, aproveitou a feira para comprar produtos naturais com a moeda Mumbuca. “É a minha primeira vez nessa feira e já estou encantada, pois são produtos deliciosos e que aceitam a moeda local”, disse Denise.

A aposentada Daisy Araújo também utilizou a moeda social para comprar geleias e pães caseiros. “Eu amei poder pagar com a Mumbuca e comprar esses itens deliciosos. Que feira boa para fazer no fim de semana! Estava tudo muito lindo e gostoso”, afirmou.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress