16.9 C
São Gonçalo
quarta-feira, julho 6, 2022

Fazenda Faraó se torna point em Cachoeira de Macacu

O lugar possibilita aos visitantes uma experiência singular e totalmente integrada à natureza

Leia Mais

Localizado em Cachoeira de Macacu, espaço desenvolve tecnologias de construção ecologicamente corretas e mostra aos frequentadores que é possível um convívio mais harmônico com o meio ambiente.

Imagine conhecer um lugar onde a amizade, o respeito ao próximo, o aprendizado, a aventura e o amor pelo meio ambiente abrem portas para experiências enriquecedoras. Imaginou? Esse lugar existe e se chama Fazenda Faraó. Localizada em Cachoeira de Macacu e cercada por montanhas e muito verde, a fazenda, que possui 880 mil metros quadrados, foi idealizada para realizar acampamentos de férias e passeios pedagógicos.

Um dos conceitos desse lugar é favorecer a construção de valores fundamentais para a promoção de uma sociedade mais comprometida com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. Por isso, todas as atividades são pensadas para possibilitar aos visitantes uma experiência singular e totalmente integrada à natureza. Mas não para por aí: durante todo o ano, a fazenda disponibiliza seus espaços para a realização de cursos, eventos e encontros.

Todas as construções da fazenda utilizam princípios ecológicos. Dentro dos limites da propriedade, nasce um rio de águas cristalinas que, devido à geografia do local, forma diversas cachoeiras e piscinas naturais. O rio também gera energia para a fazenda por meio de um sistema que abastece uma turbina hidráulica, sem poluição ou dependência de recursos externos.

Nos acampamentos de férias acontecem algumas oficinas de construção ecológica com ensinamentos práticos no meio ambiente. “A ideia é justamente vivenciar com os meninos a experiência de construir e esse exercício acontece normalmente, já que todas as construções da Fazenda Faraó são ambientalistas. Outro ponto interessante dessa tarefa é ver como é fácil meter a mão na massa e fazer uma estrutura desse tipo. As bioconstruções têm essa vantagem: todos podem contribuir e fazer a sua parte, grande ou pequena”, conta Márcio Lazaroni, mais conhecido como Laza, fundador da fazenda e educador na área de acampamentos desde 1997.

A fazenda também utiliza aquecimento solar, gerando água quente de maneira limpa e eficiente. Além disso, toda a água consumida na cozinha e nos chalés é reciclada em tanques de tratamento com filtros minerais e biológicos. Aquecedores de água, telhado vivo e criação de brinquedos com garrafas Pet estão entre as outras atividades socioambientais desenvolvidas no local.

“As mudanças climáticas que estamos vivenciando mostram que devemos repensar a maneira que ocupamos os espaços. Enquanto nos vermos como seres alheios ao meio que vivemos não teremos condições de realmente aproveitá-lo. Os melhores ambientalistas são aqueles que têm na memória o contato com a natureza, por isso priorizamos atividades que estimulam esse contato constante e prazeroso. Temos o dever de criar essas memórias afetivas, com muita brincadeira e carinho”, pontua Laza.

Serviço

Fazenda Faraó

Informações: (21) 99804-5573

E-mail: fazenda@fazendafarao.com.br

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias