19.9 C
São Gonçalo
terça-feira, julho 23, 2024

Explosão Contra o Crime: Polícia Militar do RJ Desarticula 32.609 Criminosos, Apreende 5.810 Armas e Alcança Redução Histórica de 17% nos Roubos em 2023

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro divulgou nesta semana o balanço das operações realizadas ao longo de 2023, revelando resultados significativos no combate à criminalidade no estado. As equipes da corporação destacaram a retirada de 32.609 criminosos das ruas, incluindo 4.074 por cumprimento de mandados de prisão em aberto, e a apreensão de 4.243 adolescentes infratores.

Além disso, as autoridades informaram a arrecadação de 5.810 armas de fogo, entre as quais se destacam 492 fuzis de guerra, representando um aumento de 138 em relação ao ano anterior. Esses fuzis, idênticos aos utilizados por grupos paramilitares ao redor do mundo, foram retirados de circulação, fortalecendo as ações de combate ao crime.

O secretário de Estado da Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, ressaltou o empenho contínuo das equipes nas ruas, agindo de maneira preventiva para impedir que criminosos coloquem em prática suas intenções prejudiciais à sociedade. Ele enfatizou que essa atuação demanda dedicação, planejamento e estratégia para minimizar o impacto na rotina da população.

Os resultados positivos dessas operações se refletiram diretamente nos índices de criminalidade. O Instituto de Segurança Pública (ISP) reportou que, em novembro de 2023, foi registrado o menor número de roubos de rua dos últimos 19 anos. Roubos de aparelhos celulares, roubos a transeuntes e roubos em coletivos apresentaram uma redução de 11%, comparado ao mesmo mês do ano anterior. No acumulado do ano, de janeiro a novembro, a queda foi ainda mais expressiva, totalizando 17% a menos de ocorrências, equivalente a 9.560 roubos a menos no período.

Os esforços para combater a criminalidade também resultaram em uma diminuição significativa da letalidade violenta, registrando o menor número de vítimas em 32 anos, ao comparar os acumulados de janeiro a novembro de 2023 e 2022.

O sucesso dessas operações foi respaldado por investimentos em logística e tecnologia. Mais de 30 mil policiais militares foram capacitados em treinamento, 12.619 câmeras de uso individual foram implantadas, e 290 estão em fase de implantação. O Programa 190 Integrado está em funcionamento, juntamente com o desenvolvimento de aplicativos de segurança para motoristas de Uber e 99 Táxi. Além disso, foram adquiridas 440 viaturas semiblindadas, 33 mil pistolas, mais de 600 fuzis, 1.342 capacetes e 20 mil coletes balísticos, fortalecendo a estrutura operacional da Polícia Militar no Rio de Janeiro.

Matérias Relacionadas

No Content Available
plugins premium WordPress