20.9 C
São Gonçalo
sábado, junho 22, 2024

Ex-candidato a prefeito de São Gonçalo faz parte dos ‘Guardiões do Crivella’

Nesta segunda-feira (31), foi descoberto o motivo de pessoas ligadas ao prefeito Marcelo Crivella, estarem nas portas dos hospitais municipais do Rio de Janeiro: para impedir que a imprensa denuncie problemas na área da Saúde, como mostrou reportagem do RJ2, da Rede Globo.

Chamados de “Guardiões do Crivella”, o esquema era montado por meio de grupos de Whatsapp, de acordo com cargos no governo.

Em um deles, considerado o primeiro escalão da prefeitura, consta Adolfo Konder, derrotado em 2012 nas eleições municipais para prefeito de São Gonçalo e atual secretário Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

O Lado de Cá entrou em contato com a assessoria do secretário para saber o que Konder achava de ter seu nome em um dos grupos de Whatsapp dos chamados “Guardiões do Crivella”.

Em resposta, a assessoria do secretário enviou uma nota para dar sua versão dos fatos:

“Sou um defensor da democracia em todas as suas instâncias e da liberdade de imprensa.

Como gestor da Cultura da cidade do Rio, fui adicionado ao grupo. Aliás, como outras inúmeras pessoas. Não sabia do que se tratava e, como foi divulgado, nunca me manifestei ali.

Nas publicações que acompanhei nunca vi nada que fosse contrário à liberdade de imprensa.

Como advogado, na luta política por direitos há mais de 20 anos , acredito e sigo defendendo a liberdade de expressão.

Nossa gestão tem sido marcada pela forma democrática como dialogamos com a sociedade civil organizada, na construção de políticas públicas de cultura. Assim foi na aprovação do Sistema Municipal de Cultura, na criação do Fundo Municipal de Cultura e na execução da Lei Aldir Blanc, que prevê o auxílio de emergência para trabalhadores da cultura que ficaram impedidos de exercer sua função por causa da pandemia.”

Adolfo Konder é velho conhecido da população de São Gonçalo

Quem é Adolfo Konder?

Formado em Direito pela PUC/RJ, pós-graduado em Ciências Políticas, Gestão Social e Direitos Humanos e membro da Inter American Bar Association, Federação Interamericana de Advogados.

Está na vida pública há mais de 20 anos, tendo trabalhado por 8 anos na prefeitura, onde atuou como chefe de gabinete, secretário de Desenvolvimento Econômico e secretário de Desenvolvimento Social.

Em 2012, foi candidato da prefeita Aparecida Panisset à prefeitura de São Gonçalo, mas acabou derrotado por Neilton Mulim (PR), eleito à época, Prefeito da cidade.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress