22.3 C
São Gonçalo
sábado, abril 20, 2024

Estudante do bairro Almerinda se classifica para Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa

Leia Mais

Com apenas 10 anos de idade, a pequena Helen Neves Carvalho encantou a comissão julgadora da etapa municipal da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa, classificando-se para a etapa estadual do projeto. Estudante do 5º ano da Escola Estadual Municipalizada Bairro Almerinda, localidade onde mora, Helen fez um poema com o título “O lugar onde vivo”, tema deste ano da Olimpíada. A estudante retratou como era o bairro antes e como está agora. O trabalho de Helen foi escolhido por unanimidade.
 
A ideia de inscrever a escola na Olimpíada, que reúne estudantes de todo o Brasil, foi da professora Ana Carolina Teles, regente da turma. “Nós resolvemos inscrever a escola no projeto para que os alunos tivessem essa oportunidade de conhecer os gêneros textuais. Eles iniciaram com uma pesquisa e nós construímos um mural bem bacana. Durante as oficinas, os alunos foram conhecendo os poemas de autores consagrados e a partir disso, eles criaram uma apresentação. Depois dessa apresentação, eles foram criando os textos próprios. Nós conversamos como é a estrutura de um poema até chegarmos ao texto final que mandamos para a Olimpíada”, explicou a professora.
 
Ana Carolina ressaltou que mesmo que não tivessem sido classificados teria valido a pena participar. “Foi um processo muito bacana. Os alunos musicaram poemas de autores consagrados, transformaram outros em apresentação teatral e como nós temos bastante apoio na escola, contamos com todo material necessário ao trabalho. É importante ressaltar a ajuda da professora de apoio Carmem Lúcia de Almeida, que auxiliou na confecção de cartazes e nos ensaios”, afirmou a professora.
 
Se Helen for escolhida para representar o estado irá para Brasília para participar da final, acompanhada da professora, um responsável e a diretora da escola. A estudante disse que ficou feliz com a classificação e que está ansiosa. “Eu moro no bairro Almerinda, gosto muito de estudar e minha matéria preferida é Português. Adoro fazer redação e gosto da tia Carol porque já estou há dois anos com ela e ela é muito legal. Eu estou muito feliz, porém nervosa. Meu pai, minha mãe e meu irmão me deram parabéns”, contou a menina.
 

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias

plugins premium WordPress