23.9 C
São Gonçalo
sexta-feira, abril 26, 2024

Estudante da rede pública de Maricá vai para universidade de Portugal

O exemplo de Desirée inspira outros alunos da rede pública de ensino a superar desafios em nome de um ideal. Ela vai estudar em uma das melhores universidades de Portugal (Marcos Fabrício)

Uma ex-aluna da rede municipal de ensino de Maricá e do Pré-Enem Popular provou que o investimento municipal na Educação abre caminhos sem limites. Ela, que sempre teve ótimo desempenho na vida escolar, agora continuará os estudos com uma bolsa em Portugal a partir de outubro.

Desirée da Silva Policarpo tem 24 anos e teve toda a sua vida escolar na educação pública, tendo cursado o ensino fundamental no C.E.M. Joana Benedicta Rangel, no Centro de Maricá. Após concluir o ensino médio, ela se inscreveu no curso preparatório oferecido pela prefeitura e conquistou, através da nota obtida no Enem, uma bolsa de estudos de 50% na Escola Superior do Porto, onde vai cursar Arquitetura com o mestrado integrado à graduação.

“Todos me ajudaram muito no que eu tive dificuldade, principalmente em Matemática, e consegui me superar. Meus professores estavam o tempo ao meu lado para esclarecer o que quer que fosse, até na hora de me candidatar para este curso em Portugal”, explicou Desirée.

A secretária de Educação de Maricá, Adriana Costa, chama a atenção para outro aspecto: o resgate de alunos como Desirée, que iniciaram seus estudos na rede pública de Maricá. “Muita gente que hoje está no Pré-Enem Popular e que cresceu na cidade passou pela nossa rede desde a educação infantil até os anos finais, uma sequência só interrompida pelo ensino médio, que é de responsabilidade do governo estadual. Boa parte desse grupo retornou através do preparatório para que nós déssemos o toque final em sua preparação para a universidade, e com voos bem altos como o dessa aluna, que nos deixa muito orgulhosos do nosso trabalho”, afirmou Adriana.

 

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress