20.9 C
São Gonçalo
sexta-feira, junho 14, 2024

Fala, pessoal!

Na nossa coluna de hoje vamos falar um pouco sobre esporte e inclusão, vamos conversar sobre como o esporte pode ser importante tanto para pessoas com, como para pessoas sem deficiência.

Quando eu fiz 8 anos, mesmo com a minha deficiência, meus pais resolveram que a melhor maneira de eu gastar as minhas energias seria no esporte. Aqui onde eu moro tinha um time de futebol de campo e eles me colocaram lá para treinar. Também me colocaram na capoeira e isso preenchia todos os horários livres da minha semana fora da escola. Depois disso, na minha adolescência, fui goleiro de futsal, destaque do campeonato gonçalense duas vezes, cheguei até a faixa laranja de judô e fui campeão intercolegial da minha categoria, entre diversas outras competições que já fiz diversos esportes.

Sempre disputei com pessoas ditas “sem deficiência” e isso por dois motivos: era o que tinha mais próximo de casa, na cidade, e nem tínhamos a informação da existência de esportes para pessoas com deficiência na região. O esporte foi fundamental para a minha formação como cidadão e ser humano, minha inclusão na sociedade e até mesmo para a minha saúde. Agradeço muito as oportunidades que tive.

Mas, já pensou em quantas pessoas com deficiência não tem a mesma oportunidade? Não consegue praticar um esporte na cidade, nem se sentirem incluídas no esporte? Acredito que o esporte pode ser uma importante ferramenta para essas pessoas serem incluídas e valorizadas pela nossa sociedade, afinal, nosso país tem grandes atletas paralímpicos, grandes talentos nesse sentido e tenho certeza que em São Gonçalo também tem! O esporte é muito importante também, inclusive para jovens com ou sem deficiência saírem dos caminhos errados e se tornarem cidadãos plenos e trabalhadores.

Valorizemos o esporte hoje, para ver uma sociedade melhor amanhã!

Grande abraço a todos!

Matérias Relacionadas

No Content Available
plugins premium WordPress