24.9 C
São Gonçalo
terça-feira, maio 28, 2024

Equipes da Paraíba e do Rio vencem 1ª etapa do Circuito Brasileiro de Handebol de Praia, em Maricá

Foto: Elsson Campos / Prefeitura de Maricá

A etapa de abertura da temporada do Circuito Brasileiro de Handebol de Praia chegou ao fim no domingo (23/04), na arena montada na Avenida João Saldanha, na Barra de Maricá. Na categoria adulta, as equipes da Apcef/CT Rossana Marques-PB e do NR Beach, de Niterói, ficaram com o título no feminino e no masculino, respectivamente. Na preliminar, o Rio Handbeach levou a melhor sobre o Idec na disputa pelo terceiro lugar feminino.

A primeira decisão de título foi entre as mulheres, onde a Apcef não tomou conhecimento do Odete São Paio, de São Gonçalo, e venceu por 2 a 0, parciais de 21/8 e 16/11. Os destaques do time campeão foram a veterana Cíntia e a goleira Ingrid Frazão, eleita melhor do torneio na sua posição.

“Estou muito feliz. A nossa equipe está bem jovem com muitas meninas do juvenil. Foi bem difícil. Não começamos tão bem na competição, mas no decorrer do campeonato fomos encaixando e crescendo cada vez mais. Graças a Deus conseguimos sair com a vitória sendo campeãs e levando pontos para o Circuito Brasileiro”, destacou Ingrid, enquanto Cíntia falou sobre a estrutura montada para a competição. “É impressionante porque nós não estamos acostumadas com esse cuidado com os atletas que encontramos aqui. Torço para que estruturas assim sejam mais frequentes para o handebol”, projetou.

Na decisão masculina, o duelo foi entre equipes com a mesma origem. O NR Beach-RJ, considerado o ‘time B’ do Niterói Rugby-RJ, venceu a equipe principal e ficou com o título. A partida terminou 2 sets a 0 (parciais de 25/24 e 19/18). O ILGC/CESP-RJ ficou com o bronze.

“Prêmio individual é resultado de muito trabalho coletivo e a gente treinou muito. Enquanto o pessoal estava descansando, a gente treinava. Estamos muito focados e unidos. Construção certa e com um trabalho em equipe iria dar certo. Se não fosse agora era em outro momento. Estamos focados em nosso projeto – comentou Raí dos Santos, escolhido o melhor jogador da competição.

Maricá recebe 1ª etapa do Global Tour Beach Handball

Nesta semana, entre quarta-feira (26/04) e domingo (30/04), a arena sedia a 1ª etapa do Global Tour Beach Handball, torneio da Federação Internacional de Handebol (IHF). A competição terá entrada gratuita e a participação das seleções do Brasil, Estados Unidos, Portugal, Argentina, México, Uruguai e Chile. O evento tem apoio da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).

“Esses eventos representam muito para o cenário do esporte em Maricá. O que terminou hoje foi uma competição de peso, de nível nacional e com o público interagindo bastante. Agora vamos ter algo ainda maior com seleções mundiais abrindo um circuito global, projetando Maricá para o mundo. Queremos convidar todos os fãs de esporte em geral para vir prestigiar a abertura, na quarta à noite, e os jogos que acontecem durante o dia até domingo”, reforçou o secretário de Esporte e Lazer de Maricá, Carlos Vagner Frauches.

Conheça o Handebol de Praia (Beach Handball)

O Handebol de Praia tem muita similaridade com o Handebol tradicional, cujo objetivo é marcar mais gols que o adversário. O esporte é disputado em dois tempos de 10 minutos, com intervalo de cinco entre os períodos. Em caso de empate em um dos períodos, é realizada uma jogada extra em que a equipe que marcar primeiro vence. Será ganhador o time que vencer os dois tempos. Caso haja empate, acontece o chamado “shoot-outs”, que são tiros de seis metros para definir um vencedor. Cada equipe terá cinco oportunidades de arremesso.

 

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress