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domingo, maio 26, 2024

EPT registra mais de 36 milhões de deslocamentos dos vermelhinhos em 2022

Foto: Divulgação/Prefeitura de Maricá

A Prefeitura de Maricá, por meio da Empresa Pública de Transporte (EPT), registrou mais de 36 milhões de deslocamentos (36.373.626) ao longo de 2022 por meio das 38 linhas e 115 ônibus da frota de ônibus vermelhinhos, que circulam gratuitamente pelos quatro distritos da cidade. Também no ano passado foram registradas 220 mil viagens nas bicicletas vermelhinhas, que hoje podem ser utilizadas em 22 estações, por meio de aplicativo de celular, e 41.886 novos usuários cadastrados, ultrapassando a marca de 85 mil.

“O ano de 2022 foi muito importante para a EPT e para o povo de Maricá. Com o crescimento da população da nossa cidade, hoje estipulada em mais de 223 mil habitantes, conforme divulgação do Censo do IBGE, o volume de pessoas que usam os vermelhinhos cresceu muito, chegando a mais de 115 mil deslocamentos por dia”, disse o presidente da EPT, Celso Haddad.

Criado pela Lei Complementar nº 244/2014, o programa Tarifa Zero com transporte público gratuito para a população é a marca da gestão de Maricá, símbolo de uma política que entende o direito à mobilidade como garantia constitucional e que, portanto, não pode ser cobrado ao usuário, seja ele morador ou visitante. O primeiro vermelhinho partiu do Terminal Rodoviário do Centro com destino a Ponta Negra no dia 18/12/2014. Com isso, Maricá inovou e se tornou a primeira cidade com mais de 100 mil habitantes a oferecer transporte com tarifa zero. Na época, eram apenas 13 ônibus e quatro linhas.

De lá para cá, houve aumento da frota, diminuição do intervalo dos horários das linhas e criação de novas rotas para locais que não eram atendidos. Em 2022, a EPT passou a contar com 38 linhas e 115 ônibus realizando diariamente mais de 1300 viagens, de Itaipuaçu a Jaconé, contabilizando em torno de 115 mil deslocamentos por dia e uma média de 3 milhões de deslocamentos mensais.

Vermelhinhas


As vermelhinhas fazem parte de um sistema de bicicletas compartilhadas que integram o transporte público municipal desde 08/03/2021. Em 2022, o sistema registrou um aumento de 95% no número de cadastros ativos, que correspondem a 41.886 novos usuários, alcançando a marca de 85.902 usuários no sistema desde o início da operação.

Vale destacar ainda que foram realizadas 407 mil viagens pelas bicicletas compartilhadas desde o início da operação. Dessas, 38,11% das viagens foram iniciadas e concluídas na mesma estação. Já 61,89% das viagens são finalizadas em estações de diferentes localidades. Os números refletem a importância das vermelhinhas como instrumento de mobilidade urbana e demonstram a aceitação do sistema pela população.

Em 2022, a cidade passou a contar com duas novas estações no Parque Linear (Flamengo) e na Orla do Marine (São José do Imbassaí), chegando a 22 pontos de embarque e desembarque das bicicletas compartilhadas na cidade. No total, 220 bicicletas ficam à disposição de moradores e turistas distribuídas pelas estações que ficam nos bairros do Centro, Itapeba, Parque Nanci, Araçatiba e Itaipuaçu. A estação 14, que fica na Av. Beira Mar, próximo da Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua 1), em Itaipuaçu, registrou o maior número de utilização ao longo do ano, com o total de 11.034 viagens.

“As vermelhinhas são um sucesso. Esse novo modal mais sustentável superou todas as nossas expectativas. A população de Maricá usa as bicicletas para o seu deslocamento ao trabalho e também para o lazer. São mais de 85 mil usuários pedalando desde o início da implantação em 2021”, comemora Haddad.

Ouvidoria Itinerante

Também em 2022, a EPT realizou quatro edições do programa “Ouvidoria Itinerante” levando atendimento aos bairros de Inoã, Ponta Negra, Itaipuaçu e Centro. Ao todo, foram realizados 163 atendimentos aos usuários dos ônibus e das bicicletas compartilhadas, entre solicitações, esclarecimento de dúvidas relacionadas aos transportes públicos, reclamações, sugestões e o desbloqueio do passe das vermelhinhas.

Para facilitar a comunicação com os usuários dos vermelhinhos e das vermelhinhas, a EPT conta ainda com o canal de atendimento da Ouvidoria, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo número de whatsapp ou em ligações telefônicas: (21) 2638-1825.

EPT anuncia novidades para 2023

Até o final do ano, a EPT pretende melhorar ainda mais o serviço de transporte coletivo de passageiros ofertado pelos vermelhinhos e vermelhinhas. Entre as melhorias está o aumento da frota de ônibus em 30% e a diminuição do tempo de espera nas linhas dos ônibus.

“A EPT irá promover o pioneirismo do serviço de transporte em nosso país retirando as catracas dos ônibus. Também teremos mais estações das vermelhinhas. Em alguns locais, instalaremos estações de bicicletas para crianças. Além disso, daremos início ao processo de implantação das vermelhinhas adaptadas para pessoas com deficiência (PCD’s), previsto para começar a operar em 2024. É a EPT promovendo a mobilidade e o transporte urbano de forma eficiente e para todos. Tarifa zero é direito! Transporte é direito social! É o governo de Maricá preservando o direito de todos!”, conclui o presidente, Celso Haddad.

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