23.9 C
São Gonçalo
sexta-feira, maio 24, 2024

Educação promove 3º simulado para inscritos no programa SOU+PU em Maricá

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, promove no próximo sábado (29/04), das 9h às 12h, o 3º simulado online de preparação para a prova de aptidão do programa Passaporte Universitário. O teste é voltado aos inscritos no Sistema de Orientação do Universitário (SOU+PU), destinado a interessados em participar do programa de concessão de bolsas gratuitas.

As inscrições para o simulado acontecem por meio do formulário compartilhado nos grupos de WhatsApp em que os alunos já estão cadastrados. A prova também será enviada para o aplicativo e para o e-mail cadastrado.

Com aproximadamente nove mil inscritos, o SOU+PU é um programa com imersão nos estudos em Matemática, Português e Conhecimentos Gerais sobre Maricá. O curso preparatório é ministrado pela equipe do Pré-Enem Popular Iara Iavelberg, projeto gratuito da Prefeitura que prepara maricaenses desde 2016 para diversos concursos.

O conteúdo é transmitido gratuitamente no Youtube do projeto disponível no link https://youtube.com/@soumaispu. Além disso, quatro polos são disponibilizados para aulas presenciais, que contam com material de apoio impresso para os estudantes. Também são disponibilizadas pelo aplicativo de mensagens todas as informações sobre as aulas, edital, assuntos pertinentes e tira-dúvidas.

Passaporte Universitário

O Passaporte Universitário deste ano ofertará duas mil bolsas integrais para cursos de graduação em universidades particulares credenciadas. O programa de concessão de bolsas totalmente gratuitas foi reformulado e, agora, os interessados terão que passar por um processo seletivo que contará com prova classificatória no dia 7 de maio.

A prova será realizada na cidade de Maricá pela Coordenação de Seleção Acadêmica – CoseacUFF, vinculada à Universidade Federal Fluminense (UFF). Os endereços dos locais de realização da prova constarão no cartão de confirmação de inscrição.

Participação no processo seletivo

Para participar do processo seletivo, os candidatos devem preencher os seguintes requisitos: ser brasileiro nato ou naturalizado ou estar em condição de refugiado; residir em Maricá há no mínimo três anos, com contagem imediatamente anterior ao período da inscrição; possuir o Ensino Médio completo ou equivalente; ser aprovado em processo de aptidão acadêmica organizado pelo Poder público; possuir renda familiar não superior a seis salários mínimos.

Para fins de apuração de renda familiar mensal, entende-se como grupo familiar o conjunto de moradores que habitam em um mesmo domicílio, possuindo ou não grau de parentesco entre si, que contribuam para o rendimento ou tenham suas despesas atendidas por aquele grupo familiar.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress