23.9 C
São Gonçalo
sábado, maio 25, 2024

Educação lança projeto para promover cultura de paz nas escolas municipais de Itaboraí

Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (25/05) a Escola Municipal Marly Cid Almeida de Abreu, em Nancilândia, recebeu o evento de lançamento do projeto “Paz aqui se faz: construindo uma cultura de paz e não violência nas escolas de Itaboraí”, gerido pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED). A reunião, que aconteceu no auditório da unidade, apresentou o projeto que tem como público-alvo alunos da rede municipal de ensino e conta com orientação psicológica, serviço social, conselheiros escolares e orientação educacional.

Com o objetivo principal de promover a cultura de paz, a cidadania e os direitos humanos no ambiente escolar da rede municipal de ensino de Itaboraí, o projeto trabalhará temas como: direitos e deveres do adolescente, combate às fake news e boas práticas de segurança na internet, valorização da vida, bullying e cyberbullyng. Desta forma, gerando debate e reflexão sobre assuntos relacionados ao combate às violências e a promoção de uma cultura de paz nas unidades escolares.

A subsecretária de Gestão e Ensino da SEMED, Glaucia Vieira, destacou a importância do projeto para a construção de um ambiente escolar saudável.

“O Projeto “Paz, aqui se faz!” vem propor a toda comunidade escolar a cultura de paz, cidadania e direitos humanos no ambiente escolar. Nosso objetivo é promover a reflexão sobre o combate à violência. O projeto será desenvolvido em todas as escolas municipais do 6º ao 9º ano, durante todo ano letivo de 2023, sob a orientação dos Coordenadores Pedagógicos, Orientadores Educacionais e Psicólogos da Rede Municipal de Educação”, disse Glaucia.

Utilizando o diálogo como metodologia, o projeto vai realizar rodas de conversas, a fim de estimular a reflexão, por meio deEducação lança projeto para promover cultura de paz nas escolas municipais de Itaboraí 3 atividades que favoreçam o exercício de pensar de forma compartilhada, proporcionando um debate em grupo a partir dos temas que fazem parte do dia a dia do aluno e da comunidade escolar.

Com cronograma de ações iniciado nesta quinta-feira (25/05), com o lançamento do projeto, o “Paz aqui se faz” irá realizar ações mensais nas unidades escolares, sendo de 19 a 23 de junho, de 10 a 14 de julho, 14 a 18 de agosto, 20 a 22 de setembro e 16 a 20 de outubro. Em 10 de novembro, Dia Municipal do Enfrentamento ao Bullying, acontecerá a culminância do projeto, no Salão Nobre da Prefeitura de Itaboraí.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress