21.9 C
São Gonçalo
terça-feira, maio 28, 2024

Dirigentes do Global Tour de handebol elogiam estrutura da arena na Barra de Maricá

Foto: Evelen Gouvêa / Prefeitura de Maricá

Na véspera da abertura da primeira etapa do Global Tour Beach Handball, torneio da Federação Internacional de Handebol (IHF), os organizadores concederam uma entrevista coletiva nesta terça-feira (25/4) na arena montada na Avenida João Saldanha, na Barra de Maricá, onde a competição acontece até domingo (30/4). Participaram do encontro Hristo Boshkoski, diretor de competições da IHF; Fernando Posala, supervisor do Global Tour e membro da IHF; e Mario Bernardes, diretor da Federação Portuguesa e membro das federações europeia e internacional da modalidade.

O evento tem apoio da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar). O trio de dirigentes iniciou a entrevista falando da importância de eventos como este, ao lembrar que o handebol estará nas olimpíadas de 2024, em Paris, como esporte de exibição. A modalidade deverá se tornar olímpica nos jogos de 2028, em Los Angeles. A estrutura montada em Maricá chamou a atenção dos organizadores.

“Ficamos bem impressionados com o que vimos aqui. Queremos que este seja um modelo para que outras confederações organizem torneios semelhantes. As melhores competições que temos mundo afora têm espaços assim”, afirmou Hristo Boshkoski, endossado por Fernando Posala: “São estruturas como esta que queremos ver e vamos mostrar a entidades de todo o mundo”, reforçou.

Para o português Mario Bernardes, esta etapa do Global Tour vai colocar Maricá no mapa de outras competições mundiais de handebol. Ele falou também sobre os projetos de iniciação na modalidade para alunos da rede municipal de ensino, que acontecem em paralelo com a competição.

“É sempre fundamental começar a consolidar o esporte pelos pequenos. Este é um trabalho muito promissor para o futuro do esporte. A estrutura da arena também me impressionou bastante, só com isso que vimos aqui é possível vender as emoções que queremos para o público”, disse ele.

Com a participação das seleções masculina e feminina do Brasil, dos Estados Unidos, de Portugal, da Argentina, do México, do Uruguai e do Chile, a Global Tour terá entrada gratuita e também a transmissão para mais de 30 países pelos canais no YouTube da IHF e da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb). A competição terá um total de 34 jogos (20 para homens e 14 para mulheres) começando já na manhã desta quarta-feira (26/04), quando também acontece a abertura oficial, a partir das 18h30. Haverá ainda um intervalo na sexta-feira (28), quando não serão realizadas disputas. As finais valendo títulos e terceiros lugares das duas categorias acontecem no domingo (30), mesmo dia da cerimônia de encerramento, a partir das 14 horas.

Conheça o Handebol de Praia (Beach Handball)

O handebol de praia tem muita similaridade com o handebol tradicional, cujo objetivo é marcar mais gols que o adversário. O esporte é disputado em dois tempos de 10 minutos, com intervalo de cinco entre os períodos. Em caso de empate em um dos períodos, é realizada uma jogada extra em que a equipe que marcar primeiro vence. Será ganhador o time que vencer os dois tempos. Caso haja empate, acontece o chamado “shoot-outs”, que são tiros de seis metros para definir um vencedor. Cada equipe terá cinco oportunidades de arremesso.

 

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress