24.2 C
São Gonçalo
terça-feira, maio 21, 2024

‘Comparsas do riso’ traz palhaçaria para o Teatro Popular

Foto: Divulgação

Nos dias 20 e 21 de maio, Niterói recebe no Teatro Popular Oscar Niemeyer o espetáculo infanto-juvenil ‘Comparsas do Riso’, um tributo amoroso ao circo. Com dramaturgia de Sol de Mendonça e direção de Cláudio Baltar, o espetáculo originou-se do livro homônimo do escritor alagoano Bernardo de Mendonça (1950-2017). O enredo conta a história de um instante de arte, prazer e liberdade numa cidade em que os moradores passam os dias isolados.

Segundo o diretor, os assuntos mais interessantes do espetáculo são, por um lado, sobre o riso e, por outro lado, para tratar sobre a relação de empatia que se estabelece entre o artista e o público ou da busca dessa empatia. Destacando que a cada espetáculo a plateia se renova e o artista precisa “ganhar o público” de maneiras diferentes. No elenco, Adelly Constantini, Alice Amarante, Horácio Storani, Juliete Schultz, Lia Buarque e Vicente Baltar.

Mais sobre o diretor Cláudio Baltar

Nascido no Rio de Janeiro, Cláudio Baltar, embora tenha ingressado em 1977 na Escola de Engenharia da UFRJ, participou, nesse mesmo ano, de sua primeira peça de teatro: ‘Tribobó City’ de Maria Clara Machado. Três anos mais tarde, abandonou os estudos universitários para dedicar-se exclusivamente à profissão de artista (ator e diretor).

No entanto, o trabalho técnico retornaria mais tarde, quando Cláudio, já integrante da Intrépida Trupe, se tornaria diretor técnico, tendo desenvolvido com a Trupe durante os anos 90 e 2000, a chamada ‘engenharia circense’, especializando-se na criação de aparelhos e efeitos especiais aéreos.

Acrobata, capoeirista, ator profissional e diretor, fez diversos cursos e espetáculos, destacando-se em sua pesquisa pela busca de um teatro físico que, além da palavra, prima pelas imagens e pelo movimento. Hoje, imprime em seus espetáculos as experiências e técnicas que acumulou ao longo de sua trajetória artística.

Ficha Técnica

A partir da Obra de Bernardo de Mendonça
Direção: Cláudio Baltar
Dramaturgia e idealização: Sol de Mendonça
Músicas originais: Pedro Miranda, Guto Wirtti e Sol de Mendonça
Elenco: Adelly Constantini, Alice Amarante, Horácio Storani, Juliete Schultz, Lia Buarque e Vicente Baltar


Serviço
Data: 20 e 21 de maio de 2023
Horário: Sábado e Domingo, às 16h
Duração: 40 minutos
Preços: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (Meia)
Adquira os ingressos no Sympla
Classificação indicativa: Livre

Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Endereço: Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/nº, Centro

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress