17.2 C
São Gonçalo
sábado, agosto 13, 2022

Camila Rodrigues, a gonçalense de 9 anos de idade que se tornou Atleta Revelação da FKBERJ

Leia Mais

A FKBERJ (Federação de Kickboxing do Estado do Rio de Janeiro), todos os anos, realiza a Cerimônia dos Melhores Atletas, onde homenageia aqueles que mais se destacaram, durante um ano de competições, em cada uma das modalidades, masculinas e femininas, adulto e sub-17. A cerimônia, que acontece no salão nobre do Clube Tamoio, em São Gonçalo, já ficou conhecida como o “Oscar do Kickboxing”, tamanha sua importância para os atletas homenageados. Hoje, se tornou o reconhecimento de todo o esforço e sacrifício que superam para se destacar e ganhar um lugar no pódio.

Entre esses atletas, que se superam todos os dias para alcançar resultados positivos, está a pequena Camila Rodrigues, que começou a treinar Kickboxing aos 8 anos de idade, e superou um obstáculo já em seu primeiro treino, ao ser aceita em uma turma onde a idade mínima era de 11 anos. Mostrando responsabilidade, respeito e seriedade, a atleta iniciou os treinos em meados de 2018, na Equipe Samurai Fight, da Associação AME, no Projeto Social Thiago Machado, que leva artes marciais gratuitas para pessoas que não podem arcar com os custos de um treinamento.

No início de 2019, quando a atleta completou  9 anos, seus professores viram que estava na hora de inscrevê-la nas competições da FKBERJ. Camila foi inscrita no primeiro campeonato e não parou mais. No decorrer do ano, a atleta disputou três das sete modalidades do Kickboxing: Light Contact, Point Fight e Musical Forms sem Armas, tendo medalhado em todas. Inclusive, foi classificada para participar do Campeonato Brasileiro, que foi realizado em São Paulo, e da Copa do Brasil, no Paraná, mas não conseguiu viajar para disputar os títulos por falta de apoio governamental e patrocínio. Um talento que, muito provavelmente, teria representado a cidade de São Gonçalo, com grandes chances de trazer um título nacional.

Moradora da Covanca (SG), Camila é a caçula de três irmãos, sendo a única menina, e a única a se dedicar à arte. O empenho e dedicação foram tão intensos, que a jovenzinha incentivou a própria mãe, Daniele Rodrigues, a treinar no projeto.

“Camila não se revelou somente no esporte! Ela mudou, inclusive, na escola. A professora veio elogiar e disse que houve uma melhora significativa em seu comportamento e em suas notas. Sou muito grata pelo projeto, por todas as conquistas que proporcionou na vida da minha filha e que, tenho certeza, ainda vai proporcionar!”, declarou Daniele, mãe da atleta.

Uma das maiores surpresas veio quando, no final de 2019, após se tornar Campeã Estadual de Kickboxing, tendo lutado e conquistado o cinturão, foi indicada, pelos presidentes e responsáveis pelas associações que integram a FKBERJ, como uma das Atletas Revelações do Sub-17 feminino. Durante todo o ano, entre mais de cinquenta atletas da categoria que participam das competições na federação, apenas três meninas foram indicadas, e Camila foi uma delas. Uma grande conquista para uma pequena grande atleta, como já ficou conhecida.

Devido a pandemia, Camila não participou de competições nesse ano de 2020, mas chegou a se inscrever para participar da 6ª Taça Guanabara de Kickboxing, que deve acontecer em setembro. A atleta está ansiosa e esperançosa, pois somente uma das três indicadas, ganhará um troféu com o nome gravado, e a vencedora só fica sabendo no dia da cerimônia, que também precisou ser adiada. Portanto, ainda não sabe se levará o troféu. Mas toda sua equipe, professores, familiares e amigos, são unânimes em afirmar que a pequena é mais que uma vencedora e que, só pelo fato de ter sido indicada, entre tantas opções, já faz dela a Atleta Revelação de 2019. Camila representa o futuro do esporte no município de São Gonçalo e promessa de muitas medalhas.

Notícias Relacionadas

1 COMMENT

  1. Uma grande pequena atleta!
    Muito guerreira e exemplo de lutadora, uma campeã.
    Parabéns pela matéria e por esse trabalho que coloca em evidência os talentos que temos em nosso município!
    Oss

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias