24.2 C
São Gonçalo
terça-feira, maio 21, 2024

Alunos da rede municipal participam da retomada das visitas guiadas pelo Centro Histórico de Itaboraí

Alunos da Escola Municipal Natercia Rodrigues Rocha, em Quissamã, participaram do retorno das visitas guiadas pelo Centro Histórico de Itaboraí, nesta terça-feira (04/04). Guiados pela orientadora Alexandra Barbosa, da Secretaria Municipal de Cultura, cerca de 60 estudantes, divididos nos turnos manhã e tarde, fizeram o trajeto percorrendo locais que contam a história da cidade.

A programação começou pela Igreja Matriz de São João Batista, seguindo pelo Palacete Visconde de Itaboraí, a Casa Paulina Porto, a Casa Heloísa Alberto Torres, a Biblioteca Joaquim Manoel de Macedo e outros. Depois disso, os alunos foram visitar a Casa Escola da Arte e Tecnologia (CEAT), em Outeiro das Pedras, onde assistiram contação de história e apresentação teatral.

O secretário municipal de Cultura, Roberto Costa, fez questão de dar boas-vindas aos estudantes e destacou a importância das visitas guiadas pelo Centro Histórico da cidade, sempre tão solicitadas pela população. “Que eles aproveitem bastante esse momento de conhecimento, pois será enriquecedor para todos”, comentou o secretário.

Além dos alunos das escolas, as visitas guiadas também são destinadas à ONGs, Associação de Moradores e outros grupos, que contam com momento de aprendizado da história, patrimônio e personalidades de Itaboraí. Os interessados em participar devem realizar o agendamento pelo e-mail: visitasguiadas@itaborai.rj.gov.br

As visitas acontecem às terças e quintas-feiras, sendo pela manhã, às 9h e a tarde, às 14h. Cada sessão pode ter no mínimo 15 pessoas e no máximo 60, e duram aproximadamente 2h30. Feliz com a retomada das visitas, a orientadora Alexandra Barbosa, ressaltou que a atividade tem objetivo de difundir conhecimento e fatos ocorridos na região.

Fotos: Divulgação

“Estou revigorada com a volta das visitas guiadas e também muito ansiosa, porque cada visita é uma novidade, é um público diferente. Muito bom ver o brilho no olhar das pessoas conhecendo um pouco mais da cidade que amam e vivem”, frisou Alexandra.

Segundo a diretora da Escola Municipal Natercia Rodrigues Rocha, Geruza Rangel, a unidade compareceu com alunos do 2º e 5º ano do Ensino Fundamental. E destacou ainda a importância dessa ação para os estudantes.

“É uma forma de reconhecimento e pertencimento do aluno com a nossa cidade. Tudo que a gente conhece, a gente cuida melhor. E aqui eles aprendem na vivência, conhecendo os lugares que antes só viam nos livros”, disse Geruza.


Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Itaboraí
(21) 3639-3205

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress