19.9 C
São Gonçalo
domingo, maio 26, 2024

Agosto Verde alerta para os cuidados na Primeira Infância em Itaboraí

Foto: Divulgação

Em alusão ao Agosto Verde, mês dedicado à Primeira Infância, a Prefeitura de Itaboraí, por meio das secretarias municipais de Saúde (SEMSA) e de Desenvolvimento Social (SEMDS), realizaram uma roda de conversa no Posto Prefeito Milton Rodrigues Rocha, no Centro, nesta quarta-feira (09/08). O objetivo da iniciativa foi alcançar o público infantil para levar mais informações sobre o programa Criança Feliz e a importância e cuidados com a primeira infância.

Gerido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o programa Criança Feliz atua com foco na família, buscando elevar a qualidade do convívio em lares com crianças de até três anos e contemplados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) com até seis anos de idade. Vale destacar que, durante o mês de agosto, outras ações serão realizadas no município.

Vale ressaltar que para fazer parte do programa é necessário ter o Cadastro Único. Além disso, as equipes fazem busca ativa sempre em contato com os postos de saúde e os CRAS da cidade.

Usuária do Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues Rocha, Karine Araújo é mãe do pequeno Isaque e conheceu o trabalho realizado pelo programa. A dona de casa, de 28 anos, agradeceu a ação realizada e falou sobre as mudanças que fará em sua casa a partir desta data.

“Foi bom, porque agregamos conhecimento e nos deram oportunidade de falar e eu achei muito bacana, porque nos faz refletir sobre o que a gente tem feito dentro da nossa casa, como a gente tem cuidado dos nossos filhos. A gente pôde analisar se estamos oferecendo um tratamento saudável e cuidados para os nossos filhos. Esse trabalho é muito bom, parabéns” disse a moradora do Sossego.

O Criança Feliz

O Programa Criança Feliz, por meio da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância, chega a milhares de famílias que recebem visitas domiciliares. Em 2021, o programa superou a marca de 57 milhões de visitas, levando informação sobre cuidado infantil para mais de 3.028 municípios do país, sendo o maior programa do mundo de visitação domiciliar para a primeira infância.

Foi instituído por meio do Decreto nº 8.869, de 5 de outubro de 2016, e alterado pelo Decreto nº 9.579, de 22 de novembro de 2018, de caráter intersetorial e com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress