23.9 C
São Gonçalo
sexta-feira, março 29, 2024

Vídeo com despejo irregular de ossadas humanas mobiliza prefeito de Itaboraí

Segundo Marcelo Delaroli, filmagem, que viralizou na internet, é antiga, e serviço de exumações está normalizado

Leia Mais

Um vídeo publicado terça-feira (02) na página “São Gonçalo Vai Mudar”, no Facebook, não só deu o que falar na internet como mobilizou até o prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli (PL). A filmagem de pouco mais de 4 minutos, narrada por uma mulher, mostra um suposto despejo irregular de ossadas humanas e lápides em um terreno da cidade. Porém, segundo a prefeitura, o vídeo é antigo e o local não fica em área urbana, mas pertence ao município, pois fica dentro do Cemitério de Itapacorá, no distrito de Pacheco.

No vídeo, a internauta diz que um caminhão despejou as dezenas de sacos pretos, muitos deles com ossos expostos. “Eles não tiveram o bom senso de fazer uma cova e enterrar. Isso aqui é corpo. É ser humano que está dentro desses sacos”, diz ela, num tom irritado.

Reprodução de vídeo

A mulher chega a ponderar que o local não é habitado: “Isso aqui, gente, tá certo, não tem casa por perto, mas é um descaso com a família e com os pobres coitados desses seres humanos”. E ainda acusa: “Toda vez que tem que esvaziar o cemitério em Itaboraí, é pra cá que eles trazem”.

Veja o vídeo:

A Prefeitura de Itaboraí informou que, logo após a viralização do vídeo nas redes sociais, o prefeito foi até o local com policiais do 35º BPM (Itaboraí) e constatou que não havia qualquer irregularidade.

Em nota, o órgão destacou que os ossos das exumações feitas de 1º de janeiro até agora “encontram-se no ossuário do Cemitério Municipal São João Batista, no Centro, incluindo as gavetas convocadas através do edital publicado no Diário Oficial”.

A prefeitura citou ainda uma lei municipal (1.832/2013) que prevê prazo mínimo de três anos para exumação de corpos em cemitérios de Itaboraí. Após a publicação no D.O., as famílias devem procurar os cemitérios para agendar o procedimento. Se não houver interessados, “a prefeitura fica autorizada a abrir as sepulturas e gavetas e a destinar os restos mortais para o ossuário”.

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias

plugins premium WordPress