Cinco unidades de saúde estaduais foram agraciadas com o Selo de Segurança do Paciente, concedido pela Epimed Solutions em parceria com o Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP). O anúncio, realizado esta semana, destaca a excelência dessas instituições na implementação de práticas de segurança do paciente e gestão de incidentes relacionados à saúde.
Entre os premiados estão o Hospital Estadual João Batista Cáffaro, em Itaboraí, e a UPA Colubandê, em São Gonçalo, que integram o Complexo de Saúde Alberto Torres. No último ano, essas unidades juntas atenderam 113.620 pacientes e realizaram mais de 160 mil exames clínicos e de imagem.
O Hospital Estadual João Batista Cáffaro tem recebido elogios dos pacientes, como o aposentado Jurandir Melo, de 72 anos. Melo destacou a qualidade do atendimento e o ambiente acolhedor: “Isso aqui parece mais um SPA. O carinho e acolhimento que recebemos fazem toda a diferença na nossa recuperação. Sou grato a cada profissional que cuidou de mim.”
continua depois da publicidade
Além das unidades mencionadas, foram reconhecidos o Hospital Estadual Zilda Arns, em Volta Redonda, o Hospital Roberto Chabo, em Araruama, e o Instituto Estadual do Cérebro, no Rio de Janeiro. Todas essas instituições são administradas pelo Ideas em parceria com o Governo do Estado e possuem equipes dedicadas à Qualidade e Humanização, focadas em oferecer um atendimento baseado na empatia e no bem-estar dos pacientes.
A certificação, criada recentemente, visa promover a adoção de boas práticas para garantir a segurança dos pacientes, através da implementação de processos eficazes para a prevenção, detecção e resposta a incidentes e eventos adversos. A Epimed Solutions forneceu suporte técnico e consultivo na definição dos critérios para o selo, enquanto o IBSP contribuiu com conhecimento sobre gestão de riscos e segurança, validando os critérios para assegurar a conformidade com as melhores práticas internacionais.
) .elementor-divider-separator{width:100%;min-height:var(--divider-pattern-height);-webkit-mask-size:var(--divider-pattern-size) 100%;mask-size:var(--divider-pattern-size) 100%;-webkit-mask-repeat:var(--divider-pattern-repeat);mask-repeat:var(--divider-pattern-repeat);background-color:var(--divider-color);-webkit-mask-image:var(--divider-pattern-url);mask-image:var(--divider-pattern-url)}.elementor-widget-divider--no-spacing{--divider-pattern-size:auto}.elementor-widget-divider--bg-round{--divider-pattern-repeat:round}.rtl .elementor-widget-divider .elementor-divider__text{direction:rtl}.e-con-inner>.elementor-widget-divider,.e-con>.elementor-widget-divider{width:var(--container-widget-width,100%);--flex-grow:var(--container-widget-flex-grow)}