Traficante que utilizava menores para transportar drogas é preso em Foz do Iguaçu

Foto: Reprodução/Internet

Policiais da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) prenderam, nesta quinta-feira (22/10), em Foz do Iguaçu, Paraná, um homem que usava menores para transportar drogas vindas do Paraguai para comunidades do Rio de Janeiro. Ele foi localizado após um intenso trabalho de inteligência e monitoramento pela equipe da delegacia, que pôde cumprir um mandado de prisão preventiva pendente.

A investigação teve início após a apreensão de um adolescente na Rodovia Presidente Dutra, em maio do ano passado. Ele conduzia um veículo roubado, transportando 488 quilos de maconha prensada.

Segundo informações preliminares, a droga vinha do município de Foz do Iguaçu e seria entregue pelo adolescente em comunidades como o Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio. Com o adolescente, foi apreendido um telefone celular e, após representação feita pela DPCA, a Justiça deferiu o afastamento do sigilo de dados do aparelho, o que permitiu desvendar a forma de atuação dos criminosos.

De acordo com os dados extraídos do telefone celular, foi possível concluir quem era o verdadeiro responsável pelo envio de drogas de Foz do Iguaçu para as comunidades do Rio de Janeiro, recrutando menores de idade para que efetuassem o transporte do material entorpecente em um veículo “clonado” por ele fornecido. Foi apurado que o homem acompanhava os menores no trajeto de Foz do Iguaçu até o Rio de Janeiro, fazendo uma escolta em outro veículo sem restrições e sem transportar material ilícito, o que dificultaria a sua prisão em caso de abordagens feitas por policiais rodoviários.

O farto material extraído do telefone celular, como mensagens de aplicativos e imagens de vídeo, demonstra que ele aliciava adolescentes para traficar drogas e armas de Foz do Iguaçu, de forma a tentar impedir a sua identificação e consequente responsabilização criminal. Segundo as investigações, as armas e drogas vinham do Paraguai, ingressando no Brasil pela fronteira em Foz do Iguaçu, de onde era distribuídas para diversas comunidades do Rio de Janeiro dominadas por organizações criminosas.

A prisão foi efetuada com apoio do Centro de Operações Policiais Especiais do Paraná e da 6ª Subdivisão Policial de Foz do Iguaçu.

Matérias Relacionadas

No Content Available
plugins premium WordPress