22.9 C
São Gonçalo
quinta-feira, abril 25, 2024

‘Tia Rose’ prova que idade não é limite para as artes marciais

Atleta começou a treinar e competir no Kickboxing depois dos 50 anos e se tornou incentivo para outras mulheres

Rosemary Ribeiro Costa, de 54 anos, conhecida como Tia Rose nas academias em que treina, sempre gostou de acompanhar seu filho nos campeonatos da FKBERJ (Federação de Kickboxing do Estado do Rio de Janeiro), onde sempre se destacou conquistando títulos importantes. Assim surgiu seu interesse pelas artes marciais, porém, nunca havia praticado. Mas, por ordem médica, deveria começar uma atividade física e foi quando seu filho sugeriu os treinos de Kickboxing. Dessa forma, Rose começou sua própria história no mundo da luta.

O filho de Rosemary se tornou o seu professor! Conhecido campeão de Kickboxing, Márcio Meleca é o dono da Equipe Fênix que faz parte da AOCTT (Associação Oliveira & Castilho Top Team), onde Rose treina e, com o progresso da mãe, se tornou seu maior incentivador, como a própria atleta conta:

“Teria que fazer algum tipo de exercício, por ordem médica. Aí, meu filho me chamou pra treinar, mas era só treino. Até que começou a me incentivar a competir. Disse que iria me inscrever e eu topei.”

Depois de seu primeiro campeonato, no ano de 2018, realizado no Clube Tamoio, em São Gonçalo (RJ), a atleta não parou mais de competir. Porém, tem se dividido entre lutar e arbitrar, pois também é árbitra ativa da FKBERJ, outra função em que vem se destacando, sendo uma das árbitras mais convocadas para atuar em Campeonatos Brasileiros e Copa do Brasil de Kickboxing, realizados fora do estado do Rio de Janeiro. Somente em 2019, viajou para São Paulo e Paraná, tendo sido convocada para compor o quadro de arbitragem da CBKB (Confederação Brasileira de Kickboxing).

Faixa verde de Kickboxing, hoje, Rose treina em dois locais: na Academia Ponto do Atleta, em Sacramento, e no Espaço Power Fitness, no Jardim Catarina, ambos em São Gonçalo (RJ). Devido ao fato de ser diarista, a possibilidade de ter dois locais com horários diferentes para treinar, facilita muito para que se mantenha em forma e em condições de participar tanto das competições como da arbitragem.

Dona de um carisma contagiante, Rose segue se destacando e sendo exemplo para outras mulheres. A pandemia, que causou o cancelamento dos campeonatos nesse ano de 2020, não interrompeu seus planos. Já está de volta aos treinos, com toda a segurança que o momento exige, claro, mas destaca que o exercício físico ajuda a aumentar a imunidade, o que é muito benéfico nesse período. Agradecida aos filhos, à associação e aos amigos que sempre a incentivam, quando indagada sobre a motivação que a faz seguir em frente, afirma com convicção:

“Minha motivação pra competir é ver que eu posso mostrar pra outras mulheres da minha idade que se elas quiserem, elas podem!”

Como vem sendo mostrado, as artes marciais têm sido um importante instrumento para oferecer equilíbrio físico e mental para seus praticantes, independente da idade em que estejam ou que comecem a treinar. Inclusive, muitos médicos já têm indicado, especificamente, para seus pacientes. Numa época em que o sedentarismo e as disfunções alimentares têm sido causas de obesidade e transtornos emocionais, como depressão e ansiedade, a filosofia e as técnicas das artes marciais têm sido objeto de estudos que afirmam e destacam seus benefícios no aumento da autoestima, trazendo qualidade de vida e equilíbrio emocional.

Para as mulheres que se sentiram motivadas com a história da Rose e desejarem conhecer melhor o Kickboxing, a FKBERJ, entidade oficial da arte marcial no Rio de Janeiro, oferece em seu site uma lista de professores legalizados e os locais onde são os treinos, com endereços e horários. Basta clicar em www.fkberj.com.br e ir até o Banco de Conhecimentos, onde tem a opção: Onde treinar; escolha o município e os endereços estarão disponíveis.

Matérias Relacionadas

No Content Available
plugins premium WordPress