22.9 C
São Gonçalo
quinta-feira, abril 25, 2024

Templo do Rock: casa do roqueiro Serguei será revitalizada

Templo do Rock, casa do roqueiro Serguei em Saquarema, será revitalizado. Obra deve ficar pronta em 2022 segundo os planos (Prefeitura de Saquarema)

Hoje, 13 de julho, é Dia Mundial do Rock. E uma ótima notícia chegou para a galera do rock nacional: a casa onde viveu o roqueiro Serguei, e que desde 2006 se tornou centro cultural em Saquarema, Rio de Janeiro, será revitalizada e inspirada em pub inglês dos anos 60. O projeto conceitual de revitalização prevê, ainda, a instalação de uma estátua do cantor.

O centro cultural foi inaugurado em 2006 e reúne cartazes de shows, fotografias, CDs, discos, roupas e demais itens colecionados pelo roqueiro Serguei que mostram a sua trajetória na história do Rock and Roll.

O cantor, que morreu em 2019 aos 85 anos, foi um símbolo do rock brasileiro performático, construído com visual, performance e discursos exagerados. Fãs comentam que Serguei se eterniza como encarnação do espírito libertário do rock.

De acordo com a Prefeitura de Saquarema, o Templo do Rock abrigará performances de artistas renomados, reforçando o prestígio que Serguei detinha junto a expoentes dos mais variados estilos musicais, e servirá de palco aos músicos locais, ajudando a divulgar novos talentos da cidade. Além disso, o espaço contará com oficinas de violão da prefeitura, estimulando jovens estudantes da rede pública.

O objetivo é aumentar a visitação do Templo do Rock, garantindo a sustentabilidade econômica do complexo cultural. Segundo a prefeitura, o projeto deve ficar pronto no segundo semestre de 2022. Atualmente, por conta da pandemia, a casa não está aberta para visitação.

Personalidade marcante e paixão pelo rock estão eternizadas no acervo do artista em Saquarema (Divulgação)

Quem foi Serguei?

Sérgio Augusto Bustamente, mais conhecido como Serguei, nasceu em 1933. Ele era filho único de um executivo, Domingos Bustamante, e da dona de casa Heloísa Bustamante. Aos 12 anos foi morar com a avó materna, Lia Anderson, em Long Island, Nova York, onde participou de festivais estudantis. Só voltou ao Brasil na década de 50. Mas logo voltou para os Estados Unidos onde viveu até 1972, quando retornou novamente foi morar em Saquarema.

Há quem diga que o ídolo do rock nacional tenha tido um affair com Janis Joplin. No Brasil, o cantor se apresentou em quatro edições do Rock in Rio (1991, 2001, 2011 e 2013) e teve a casa em Saquarema transformada em um museu do rock.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress