23.9 C
São Gonçalo
quinta-feira, março 28, 2024

SG: Defesa Civil realiza entrega de doações para vítimas das chuvas

Leia Mais

A Defesa Civil vem realizando ações junto com a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Corpo de Bombeiros, Secretaria Estadual de Defesa Civil (Sedex) e Vigidesastre (Governo do Estado), com o objetivo de acolher, informar e garantir a segurança da população.

“O trabalho que a Defesa Civil vem fazendo no município é fundamental, e não seria possível sem a atuação em rede junto a outras secretarias e órgãos, e principalmente junto às comunidades nos locais afetados. A população tem sido nossa grande aliada nesse processo. Temos focado tanto na prevenção quanto em uma maior celeridade para casos de grandes chuvas!”, destacou o subsecretário de Defesa Civil, Antonio Haag.

No mês de Janeiro, a Defesa Civil entregou cerca de 247 kits dormitórios (lençol, fronha, cobertor, colchão e travesseiro). Além disso, foram instalados pontos de apoio na Escola Municipal Belarmino Ricardo Siqueira, no Luiz Caçador; Escola Municipal Professora Aida Vieira de Souza e Escola Municipal Irene Barbosa Ornellas, no Jardim Catarina; Quadra do Salgueiro e Associação de Moradores do BQ, no bairro Trindade. Todos os moradores receberam apoio, e foram cadastrados juntos a Secretaria de Desenvolvimento Social, também foram vacinados junto à Coordenação de Imunização da Secretaria de Saúde.

Umas das estratégias usadas para avisar a população do risco das chuvas, o município possui 25 sirenes, reativadas em julho de 2019. As sirenes fazem parte do programa de Proteção e Preparação de Comunidades contra Desastres Naturais no Estado do Rio de Janeiro.

“No período de maiores chuvas torrenciais o vento predominante é o sudoeste, e é exatamente nesta localização que essa sirene se encontra, recebendo as primeiras informações de quantidade de chuvas, e através dela poderemos fazer uma avaliação da quantidade de chuva que chegará em toda cidade. Isso irá otimizar nossas ações de acionamento e irá garantir mais agilidade na prevenção e na mobilização de pessoas!”, complementou o subsecretário Antonio Haag.

No início deste mês, a Defesa Civil chegou a registrar 16 solicitações nos bairros: Venda da Cruz, Tribobó, Zumbi, Boaçu, Anaia Pequeno, Porto Velho, Barro Vermelho , Rocha, Gradim e Tenente Jardim. Dentre as solicitações estão deslizamentos, desabamentos e quedas de árvores, devido às chuvas na madrugada do dia 11.

De acordo com o mapeamento de áreas de risco de São Gonçalo, realizado pela Defesa Civil, o município possui 1.188 pontos de deslizamento e 1.634 pontos de alagamento, onde residem cerca de 250 mil pessoas.

Para receber as notificações da Defesa Civil via celular, o cadastro é rápido e gratuito. Basta enviar um SMS para o número 40199 com o seu CEP e o morador passará a receber mensagens sempre que houver a possibilidade de chuva.

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias

plugins premium WordPress