24.9 C
São Gonçalo
sábado, maio 18, 2024

SG: Defesa Civil irá integrar novo Sistema de Monitoramento Alerta Metropolitano

Novo sistema de monitoramento do governo estadual reúne 22 municípios

Defesa Civil de São Gonçalo vai integrar Alerta Metropolitano
Defesa Civil de São Gonçalo vai integrar Alerta Metropolitano
O objetivo desse primeiro encontro foi um bate-papo no qual o Instituto buscou conhecer mais sobre os equipamentos e a atuação da Defesa Civil (Foto: Divulgação)

A Defesa Civil de São Gonçalo recebeu, na última quinta-feira (2), representantes do Instituto Rio Metrópole, do Governo do Estado do Rio, para uma reunião sobre o novo sistema de monitoramento de desastres naturais chamado Alerta Metropolitano. O projeto, que ainda não possui uma data exata para ser implementado, envolverá 22 municípios da Região Metropolitana do Rio, integrando diversas plataformas para um monitoramento mais eficaz de riscos ambientais e desastres naturais.

O objetivo desse encontro foi discutir o papel da Defesa Civil no novo sistema e entender como funcionará a integração entre os órgãos estaduais e municipais. Com o Alerta Metropolitano, várias plataformas, como o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e o Instituto Nacional de Meteorologia, serão conectadas para criar uma rede robusta de sensores para monitoramento. A integração trará modelos nacionais e internacionais para fornecer dados precisos e em tempo real, permitindo uma resposta mais rápida e eficaz a situações de risco.

Durante a reunião, o subsecretário de Defesa Civil de São Gonçalo, major Felipe Assunção, explicou que a visita técnica realizada pelo Instituto Rio Metrópole foi fundamental para entender os objetivos do projeto e contribuir com informações sobre a estrutura da Defesa Civil no município. “A visita hoje foi muito positiva, pois conseguimos entender os objetivos e metas do Instituto Rio Metrópole e contribuir com as informações que eles precisavam para o projeto, fazendo apontamentos da estrutura que já temos consolidada em São Gonçalo”, disse o major Felipe.

A implementação do Alerta Metropolitano permitirá uma detecção precoce e integrada de desastres naturais, o que será crucial para a Região Metropolitana do Rio. O aumento da área de cobertura de rede de sensores e a integração dos órgãos permitirão um planejamento urbano mais eficaz, ajudando a desenvolver políticas para tornar as cidades mais resilientes a desastres naturais. Além disso, o sistema fornecerá informações essenciais para a gestão de riscos, ajudando a minimizar danos e a prevenir a perda de vidas.

Participaram da reunião o major Felipe Assunção, acompanhado do geólogo da pasta e dois membros do Setor de Redução de Risco de Desastre, além do coordenador da Diretoria de Desenvolvimento Metropolitano Integrado do Instituto Rio Metrópole, Adriano Lira, e a coordenadora do projeto Alerta Metropolitano, Clara Schreimer.

Novas reuniões entre São Gonçalo e o Instituto Rio Metrópole estão programadas para aprimorar a troca de informações e definir os próximos passos para a implementação do Alerta Metropolitano. A iniciativa promete ser um importante passo para fortalecer a capacidade de resposta da Defesa Civil e aumentar a segurança da população.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress
Sair da versão mobile