A equipe do Programa Integral da Saúde do Homem da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo vai realizar palestras, rodas de conversa e dar orientações em alusão à Campanha Novembro Azul para os pacientes de clínicas, polos sanitários e postos de saúde. As atividades começam, na próxima segunda-feira (06), no Polo Sanitário Hélio Cruz, em Alcântara, às 10h.
Depois do Outubro Rosa, chegou a vez dos homens com a Campanha Novembro Azul, que tem o objetivo de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença pode ser detectada através de alteração em um tipo de exame de sangue chamado de PSA (sigla em inglês de Prostate-Specific Antigens, que significa Antígeno Prostático Específico).
No primeiro dia da campanha, os pacientes do Hélio Cruz participarão de roda de conversa sobre a importância do autocuidado e percepção das mudanças no corpo. No Jorge Teixeira de Lima, o urologista Marcos Valério Bastos vai falar sobre os cânceres de mama (inclusive o masculino), próstata, pênis, saúde reprodutiva, higiene pessoal, diagnóstico precoce de doenças em geral e o início dos tratamentos. As demais programações (veja listagem completa abaixo) também abordarão esses temas.
O Espaço Saúde Não Pode Esperar, no Shopping São Gonçalo, vai oferecer o teste rápido de PSA de segunda a sexta, das 10h às 16h30, durante todo o mês de novembro. Para realizar o exame, o interessado deve ter mais de 45 anos, apresentar o cartão do SUS e documento de identificação.
Para os servidores – Os servidores públicos efetivos e comissionados da cidade poderão fazer preventivo e PSA na Fundação de Assistência à Saúde dos Servidores de São Gonçalo (Funasg) com agendamento prévio. As vagas são limitadas. Os servidores podem fazer as inscrições através do email: saudemulherefunasg@gmail.com, que deve conter nome completo, números do cartão do SUS, identidade, CPF, endereço e telefone para contato.
O câncer de próstata costuma ser assintomático. Por isso, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco (histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio; raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer e obesidade) ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao médico, uma vez ao ano, para realizar o exame PSA, que mostra se há alguma alteração.
Caso haja a suspeita do câncer de próstata, o paciente é orientado a procurar o urologista, que pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico e encaminhar para o tratamento adequado. Em São Gonçalo, qualquer médico pode pedir o exame PSA, que pode ser realizado em unidade de saúde que tenha laboratório.
Programação:
06/11 – Polo Sanitário Hélio Cruz, Alcântara, às 10h
07/11 – Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, Jardim Catarina, às 8h
08/11 – Centro de Referência Especializado à Pessoa Idosa, 10h
09/11 – Abertura Novembro Azul no auditório da Secretaria de Saúde, às 9h
Pronto Socorro Central, Zé Garoto, às 15h (para funcionários)
10/11 – Clínica Municipal Gonçalense do Barro Vermelho, às 10h
13/11 – Polo Sanitário Augusto Sena, Rio do Ouro, às 9h
14/11 – Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, Porto do Rosa, às 9h
Espaço Avançado de Atendimento Integral à Saúde do Idoso, 13h
16/11 – Polo Sanitário Washington Luiz Lopes, Zé Garoto, às 10h
22/11 – Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo, às 10h
M.P Construtora, 9h
28/11 – PAM Coelho, às 14h
29/11 – USF Marambaia, às 9h30
Clínica da Família Dr. Zerbini, Arsenal, às 13h
30/11 – USF Mutondo II, 9h
Autor: Camilla Galeanno Nobre Freitas