São Gonçalo realiza primeira etapa da vacinação de cães e gatos no sábado (17)

A Prefeitura de São Gonçalo divulgou que a vacinação antirrábica para cães e gatos vai acontecer em duas etapas e será dividida por bairros. A primeira vai acontecer neste sábado (17-09) e a segunda no dia 22 de outubro. A imunização é para os animais com 3 meses ou mais de vida e que não estejam doentes.

A expectativa da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica 2022 é vacinar mais de 120 mil animais nas duas etapas em São Gonçalo. Estarão disponíveis 67 pontos de vacinação na primeira etapa, das 8h às 17h.

Os gonçalenses podem levar os animais em qualquer local para a vacinação. Na primeira etapa, no dia 17, os locais de vacinação funcionarão nos bairros de Zé Garoto, Itaúna, Boa Vista, Zumbi, Itaoca, Jardim Catarina, Mutuá, Colubandê, Neves, Paraíso, Mutondo, Rocha, Venda da Cruz, Palmeiras, Brasilândia, Pita, Gradim, Santa Luzia, Engenho Pequeno, Boaçu, Porto Novo, Lindo Parque, Porto Velho, Barro Vermelho, Centro, Parada 40, Porto da Madama, Mutuapira, Santa Catarina, Fazenda dos Mineiros, Jardim Califórnia, Estrela do Norte, Rosane e Salgueiro. A lista dos locais pode ser conferida no site da Prefeitura (www.saogoncalo.rj.gov.br).

O chefe da Divisão de Zoonoses da Vigilância Sanitária, Fabiano Souto, deu orientações para os tutores levarem os animais no dia da vacinação.

“Os tutores conhecem os seus animais. Mas, mesmo os que são mansos, quando em contato com outros animais, podem mudar o seu comportamento. Por isso, é importante que os cães estejam com coleiras e, no caso dos ferozes, com a focinheira, e sempre conduzidos por um adulto para garantir a segurança de todas as pessoas envolvidas. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte para evitar fugas e acidentes”, explicou o veterinário.

Animais doentes, com febre, diarréia ou outras enfermidades não devem ser vacinados, assim como as fêmeas gestantes ou amamentando filhotes.

“Os animais muito magros, debilitados, fracos, com secreção e que visivelmente apresentem estado mórbido não serão vacinados. Os animais, em especial os cães braquicefálicos (aqueles que têm focinho curto), devem ser vacinados com cautela, em estado de repouso, já que têm tendência à dificuldade respiratória ao serem submetidos a esforços físicos exagerados. Eles não podem estar cansados na hora da vacinação e devem esperar entre 5 e 10 minutos para serem vacinados”, orientou Fabiano.

Os protetores de animais que possuem o Número de Cadastro Municipal (Nucam) podem ligar para (21) 3195-5198, ramal 1008, para a marcação da equipe que fará a imunização dos animais nas residências.

Para os gonçalenses que perderem as datas da campanha, a vacina estará disponível no Centro de Atendimento Veterinário Municipal (Cavem), no Mutuá, após a segunda etapa, a partir do dia 24 de outubro, sempre de segunda a sexta, das 8h às 17h, sem a necessidade de realizar agendamento ou pegar senhas.

A raiva é uma doença infecciosa causada por um vírus, não tem cura e, se não houver prevenção e controle, pode levar à morte. É uma zoonose (doença que pode ser transmitida do animal para o ser humano), e o vírus pode estar presente na saliva de um animal infectado, podendo ser transmitido através de mordida, arranhão ou lambedura. Cães e gatos domésticos, morcegos e outros mamíferos silvestres podem transmitir a doença.

Matérias Relacionadas

No Content Available
plugins premium WordPress
Sair da versão mobile