São Gonçalo reabre pré-agendamentos para castração grstuita de animais

A Prefeitura de São Gonçalo informou que os pré-agendamentos para as castrações de cães e gatos através do aplicativo Colab (https://onelink.to/colabapp) serão reabertos na próxima segunda-feira (05-09). Serão oferecidas 336 castrações, que serão realizadas no Centro de Atendimento Veterinário Municipal (Cavem), no Mutuá, até o próximo dia 3 de outubro, um total de 84 por semana. Todos os gonçalenses com mais de 18 anos podem realizar um cadastro por CPF.

De acordo com o governo municipal, após a realização do pré-agendamento, os moradores devem ir ao Cavem no dia marcado através do Colab – sempre às segundas-feiras – para levar os documentos e confirmar a data da cirurgia.

Deve-se chegar com 10 minutos de antecedência. Datas e horários retroativos não serão agendados ou remarcados. Os cadastros só estão permitidos para pessoas com mais de 18 anos, pois podem ser responsáveis pela posse do animal.

“O número de faltosos está muito grande, cerca de 30%. A gente pede para que as pessoas cancelem o pré-agendamento no Colab em caso de desistência, para que outras pessoas possam agendar. E aquelas que confirmaram o dia da cirurgia no Cavem, mas não poderão comparecer, que voltem às quartas-feiras antes da data marcada para a cirurgia para reagendar e não perder a vaga”, avisou a responsável pelo Cavem, a veterinária Francia Rosana Félix.

Cada morador pode cadastrar um animal (cães e gatos, machos e fêmeas) por mês. Para o pedido da cirurgia, é pré-requisito obrigatório ser morador da cidade, ter mais de 18 anos, apresentar CPF, identidade e comprovante de residência.

Os animais devem ter de 6 meses a 7 anos. Para os cães, o peso mínimo é de 5 quilos; e o máximo é de 25 quilos. Não é realizada a cirurgia em animais braquicefálicos.

Os protetores de animais poderão cadastrar dois animais por mês. Para isso, eles devem procurar a Vigilância Sanitária, que fica na sede da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, no Boa Vista, para preencher uma ficha de cadastro e, só depois, seguirem para o Cavem, às quarta-feiras, para a marcação das cirurgias. Os protetores não precisam fazer o pré-agendamento pelo Colab.

Os gonçalenses que estavam com a cirurgia marcada no antigo Centro de Castração, em Amendoeira, e ainda não foram chamados, podem procurar a unidade – com o número de cadastro da castração – às segundas e quartas para realizar a remarcação. O aplicativo para os pré-agendamentos estará disponível toda primeira segunda-feira de cada mês.

Os moradores que não têm acesso à internet ou dificuldade para baixar e usar o aplicativo podem procurar o Cavem às quartas para realizar a marcação na unidade. No local, só são realizadas 15 marcações.

O Cavem funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, e fica na Avenida Paula Lemos, 307, em frente ao Colégio Santa Mônica.

 

Matérias Relacionadas

No Content Available
plugins premium WordPress