São Gonçalo, Niterói, Maricá e Itaboraí elegem juntos 10 deputados estaduais e cinco federais

Os municípios de São Gonçalo, Niterói, Itaboraí e Maricá elegeram juntos, neste domingo (02-10), um total de 15 parlamentares, sendo 10 deputados estaduais (cerca de 15% das cadeiras da Assembleia Legislativa do Estado do Rio – Alerj) e cinco federais (10% da bancada fluminense), cujos bases eleitorais estão nestas quatro cidades. É um número recorde de eleitos da região, comparando-se com as eleições das últimas décadas para as casas legislativas.

Foram eleitos de São Gonçalo para a Alerj: Douglas Ruas (PL), Josemar Carvalho (PSOL) e Filippe Poubel (PL). De Niterói, Flávio Serafini (PSOL), Verônica Lima (PT) e Vitor Júnior (PDT). De Itaboraí: Guilherme Delaroli (PL) e de Maricá: Renato Machado e Zeidan (ambos do PT).

Foram eleitos de São Gonçalo para a Câmara Federal: Altineu Côrtes (PL) e Dimas Gadelha (PT). De Niterói: Talíria Petrone (PSOL) e Carlos Jordy (PL) e de Maricá: Washington Quaquá (PT).

Outros destaques do resultado dos votos em relação à região foram a polarização entre a extrema-direita e a centro-esquerda, ou seja, os eleitos foram do PL, do PT, PSOL e PDT e alguns deles na relação dos 10 mais votados para os dois cargos.

Douglas Ruas, filho do prefeito gonçalense Nelson Ruas, foi o segundo mais votado para a Alerj, com quase 176 mil votos. Delaroli foi o sexto, com cerca de 114 mil votos, de um universo de 70 eleitos. Para a Câmara Federal, Talíria Petrone foi a terceira mais votada de 46 deputados federais eleitos da bancada fluminense, com cerca de 198 mil votos. Altineu foi o quinto, com cerca de 166 mil votos.

As votações e as respectivas colocações dos demais eleitos da região foram as seguintes:

Para a Alerj: Filippe Poubel (73 mil votos, 13° lugar), Flávio Serafini (71 mil, 16°), Renato Machado (63 mil, 21° mil), Verônica Lima (55 mil, 29°), Rosângela Zeidan (50 mil, 38°) e Vitor Júnior (43 mil, 49°) e Josemar Carvalho (28 mil, 67°).

Para a Câmara Federal: Carlos Jordy (114 mil votos, 13° lugar), Washington Quaquá (110 mil, 15°) e Dimas Gadelha (41 mil, 43°).

De fora – Não conseguiram se eleger da região para a Alerj: os vereadores de São Gonçalo, Priscilla Canedo (PT) e Jalmir Junior (PRTB) e os ex-vereadores também de São Gonçalo, Marlos Costa (PT) e Dejorge Patrício (Patriota); os vereadores de Niterói, Paulo Eduardo Gomes e Benny Briolly (ambos do PSOL), Douglas Gomes (PL) e Leonardo Giordano (PC do B); o ex-vereador de Niterói, Bruno Lessa (PSD) e o ex-secretário municipal de Direitos Humanos de Niterói, Raphael Costa (PSB).

Os deputados estaduais Fernando Salema (PL), Alexandre Knoploch (PSC) e Gustavo Schimdt (Avante), todos de Niterói, também não se reelegeram.

Para a Câmara Federal, ficaram de fora: o deputados estadual Waldeck Carneiro (PSB); o vereador de São Gonçalo, Glauber Poubel (PROS), o deputado federal Chico D’Angelo (PDT); o diretor de Iluminação Pública de São Gonçalo, Ricardo Pericar (PL); os vereadores de Niterói Renatinho da Oficina (Podemos) e Renato Cariello (PDT); o ex-vereador de São Gonçalo Gilson do Cefen (PSD); os ex-prefeitos de Itaboraí Sadinoel (PSD) e Sérgio Soares e o ex-deputado estadual Felipe Peixoto (PSD).

 

Matérias Relacionadas

No Content Available
plugins premium WordPress
Sair da versão mobile