17.2 C
São Gonçalo
sábado, agosto 13, 2022

São Gonçalo incentiva ingestão de micronutrientes

Leia Mais

Os pólos sanitários de São Gonçalo vão receber, neste mês de novembro, palestras educativas sobre a importância dos micronutrientes, principalmente sobre a ingestão de vitamina A e ferro, sempre a partir das 9h30. As coordenadoras dos programas de Suplementação de Vitamina A e de Ferro, da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (Semsa), orientarão sobre o uso destes micronutrientes nas unidades de saúde do município.

As palestras explicativas também vão ensinar aos pacientes os dez passos para uma alimentação adequada e saudável. Haverá, ainda, distribuição de sachês com sementes de hortaliças para os usuários como forma de incentivar o cultivo de uma alimentação adequada e saudável.

“A vitamina A e o ferro são encontrados em diferentes tipos de alimentos que ingerimos. O Programa de Suplementação de Ferro é uma das estratégias do Ministério da Saúde para o combate da deficiência do ferro. O principal objetivo é a prevenção e controle da anemia”, explicou Márcia Maria Prata Pires Ramalho, coordenadora do Programa de Suplementação de ferro e Nutrisus.

A Semsa faz a prevenção de Vitamina A e do Ferro em unidades de saúde. O ferro é distribuído para bebês de seis meses a 24 meses e para as gestantes (em gotas para crianças e comprimidos para gestantes) nos polos sanitários com apresentação de receita médica. O uso deste medicamento é diário. “Essas crianças são acompanhadas por equipes de enfermagem ou por um pediatra enquanto realizam a suplementação do ferro”, disse Márcia.

A Vitamina A é oferecida para crianças de seis meses a 59 meses de idade nos polos sanitários e nos postos de saúde da Estratégia da Saúde da Família (ESF) que têm salas de vacinação.

“A suplementação é feita com uma cápsula que tem megadoses do palmitato de retinol (Vitamina A), acrescida de vitamina E diluída em solução oleosa. Ela é oferecida para as crianças após uma avaliação da equipe de saúde. As crianças acompanhadas pelo programa têm que voltar aos postos após seis meses para receber o reforço da vitamina”, explicou Bianca de Freitas Corrêa, coordenadora do Programa de Suplementação de Vitamina A.

Alimentos ricos em ferro e Vitamina A – O ferro pode ser encontrado em carnes (gado, aves e peixes); fígado, rim e coração de galinha; leguminosas (feijão, ervilha e outras) e alimentos com farinha de trigo e milho. Já os alimentos ricos em Vitamina A são, principalmente, fígado, gema de ovo e óleos de peixes. Os vegetais verde-escuros, frutas e legumes amarelos e alaranjados, como cenoura, espinafre, manga e mamão, são boas fontes dessa vitamina.

 

Programação:

 

11/11 – Polo Sanitário Washington Luiz Lopes, no Zé Garoto

16/11 – Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, no Porto do Rosa

18/11 – Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, no Jardim Catarina

25/11 – Polo Sanitário Hélio Cruz, no Alcântara

30/11 – Polo Sanitário Augusto Sena, no Rio do Ouro

Os dez passos para uma alimentação saudável

1 – Consumir alimentos ‘in natura’ ou minimamente processados

2 – Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar ou cozinhar

3 – Limitar o consumo de alimentos processados

4 – Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados

5 – Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia

6 – Fazem compras em locais que ofereçam variedades de alimentos ‘in natura’ ou minimamente processados

7 – Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias

8 – Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o tempo que ela merece

9 – Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora

10 – Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandasli

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias