17.2 C
São Gonçalo
sábado, agosto 13, 2022

São Gonçalo divulga programação de eventos pelo fim da violência doméstica

Leia Mais

Com o objetivo de conscientização pelo fim da violência doméstica e do feminicídio, a Prefeitura de São Gonçalo, através da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, divulgou que vai realizar, durante todo o mês de agosto, diversas ações em alusão ao mês de enfrentamento à violência contra a mulher, o Agosto Lilás.

“Na última semana, o Estado do Rio registrou três casos de violência contra mulher em menos de 24 horas, dois deles resultaram em mortes. Não podemos nos calar diante desses absurdos que estão acontecendo. Praticamente todo dia ouvimos casos de mulheres que foram violentadas, abusadas e mortas. O feminicídio tem que acabar”, disse a subsecretária Ana Cristina da Silva.

Segundo as estatísticas dos equipamentos de São Gonçalo que atuam no enfrentamento da violência contra a mulher, foram 2.481 casos de violência, sendo 1.431 registrados na Sala Lilás e 1.050 no Ceom, ambos no período de dezembro de 2021 a junho de 2022.

Ao longo do mês de agosto, serão realizados ciclo de palestras em escolas municipais, oficinas de artesanato acompanhadas de informações sobre a temática e roda de conversa sobre reflexões quanto ao combate da violência contra a mulher no Sesc São Gonçalo.

Também será realizada, na próxima terça-feira (09-08), uma grande caminhada de mobilização para conscientização da violência contra a mulher. A concentração será na Praça Zé Garoto, às 8h30, e a saída às 9h, seguindo para a Praça Luiz Palmier.

Disque 180 – A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 – é uma política pública essencial para o enfrentamento à violência contra a mulher em âmbito nacional e internacional. Por meio de ligação gratuita e confidencial, o canal de denúncia funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, no Brasil e em outros 16 países.

Além de registrar denúncias de violações contra mulheres, encaminhá-las aos órgãos competentes e realizar seu monitoramento, o Ligue 180 também dissemina informações sobre direitos da mulher, amparo legal e a rede de atendimento e acolhimento.

A programação completa do Agosto Lilás 2022 em São Gonçalo é a seguinte:

2 de agosto – Palestra de enfrentamento à violência doméstica, no Colégio Municipal Ernani Farias, Neves, às 18h30;

5 de agosto – Oficina de Tiara de Crochê, no Espaço Lidera Mulher do Pátio Alcântara, às 10h e às 14h;

9 de agosto – Caminhada pela conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Saída da Praça Zé Garoto até a Praça Luiz Palmier, às 9h;

10 de agosto – Palestra de enfrentamento à violência doméstica, no Centro Pop, Mutondo, às 10h;

12 de agosto – Palestra de enfrentamento à violência doméstica, no Cras Jardim Catarina, às 9h30;

15 de agosto – Palestra de enfrentamento à violência doméstica, no Colégio Municipal Luiz Gonzaga, São Miguel, às 18:30;

16 de agosto – Palestra de enfrentamento à violência doméstica, no Colégio Municipal Castello Branco, Boaçu, às 18h30;

17 de agosto – Palestra de enfrentamento à violência doméstica, no Cras Guaxindiba, às 9h30;

19 de agosto – Oficina de Chaveiro de Miçanga, no Espaço Lidera Mulher do Pátio Alcântara, às 10h e às 14h;

22 de agosto – Palestra de prevenção e enfrentamento à violência de gênero, no campus da Uerj de São Gonçalo, Patronato, às 10h;

22 de agosto – Palestra de enfrentamento à violência doméstica, no Colégio Municipal Almirante Alfredo Dutra, Alcântara, às 18h30;

23 de agosto – Palestra de enfrentamento à violência doméstica, no Colégio Estadual Dom Antônio de Almeida Moraes Junior, Santa Luzia, às 9h;

24 de agosto – Roda de Conversa: Reflexões sobre o combate da violência contra a mulher, no Sesc São Gonçalo, às 13h;

26 de agosto – Oficina de Ponto Cruz, no Espaço Lidera Mulher do Pátio Alcântara, às 10h e 14h;

30 de agosto – Palestra de enfrentamento à violência doméstica, no Colégio Municipal Amaral Peixoto Lindo Parque, às 18h30.

 

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias